Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Senar:Parceria garante mais de 5 mil atendimentos no programa de Equoterapia
Por assessoria
01/06/2017 - 16:31

Foto: assessoria

Criado em 2011, a Equoterapia, um dos programas sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), já atendeu mais de cinco mil participantes. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para o tratamento de pessoas com necessidades especiais e proporciona inúmeros benefícios para os participantes.

 

A técnica tem como objetivo desenvolver as potencialidades do praticante. Baseado na prática de atividades equestres e técnicas de equitação, este método é um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental da pessoa com necessidade especial.

 

Na parte física, o praticante é levado a acompanhar os movimentos do cavalo, tendo que manter o equilíbrio e coordenação para movimentar, ao mesmo tempo, tronco, braços, ombros, cabeça e o restante do corpo, dentro de seus limites. O movimento tridimensional do cavalo provoca um deslocamento do centro gravitacional do paciente, desenvolvendo o equilíbrio, normalização do tônus e controle postural.

 

De acordo com o superintendente da instituição, Otávio Celidonio somente nos primeiros quatro meses de 2017, o SENAR-MT e parceiros realizaram cerca de dois mil atendimentos para 338 participantes. "O nosso objetivo é apoiar as instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos de equoterapia para a população carente". 

 

Com 20 parceiros em 16 municípios, a instituição contribui não só com capacitação, como também financeiramente. Além disso, também doa um kit composto por seis mantas, três selas, seis capacetes hípicos e uma placa do Programa Equoterapia.

 

A fisioterapeuta, Thaiane Caldeira do Amaral, responsável pelo projeto de Equoterapia, no Haras Twin Brothers acrescenta que a parceria do SENAR-MT tem contribuído muito com cada uma das instituições que desenvolvem o programa. "Os kits são muito importantes para que o participante faça os exercícios com conforto e de forma adequada. Isso sem falar na capacitação dos parceiros que é importantíssima para todos, mas especialmente para aqueles que estão começando".

 

A dica da profissional que trabalha há 12 anos com equoterapia é para aqueles que estão começando a se preparar para implantar o projeto. Ela ressalta que o profissional precisa conhecer tanto da profissão e do método, quanto do cavalo. "O animal é o astro dessa técnica. Ele é mais importante que o mediador, porque é ele que estabelece os movimentos".

 

Thaiane acrescenta ainda que é sempre importante lembrar que animal também tem sentimentos.  "O profissional precisa conhecer o cavalo e saber que haverá dias em que estará desanimado. Neste dia é melhor não utilizar este animal para os exercícios", recomenda.

 

PROGRAMAS SOCIAIS

O SENAR-MT oferece seis Programas Sociais: Equoterapia, Mutirão Rural, Sipat-SENAR-MT, Filhos no Campo, Inclusão Digital e Cine Senar. Em 2016, foram atendidas nestes programas 88.146 pessoas em 1.060 evento. É importante destacar que todos os serviços são oferecidos gratuitamente.  Para saber mais informações acesse o www.senarmt.org.br

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Terapia de imersão dobra chances de parar de fumar

01/06/2017 - 08:23
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,01

01/06/2017 - 07:49
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,31

31/05/2017 - 07:36