Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mudanças na Maria da Penha podem aumentar número de denúncias
Por Diário de Cuiabá
10/11/2017 - 13:37

Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA

O Diário Oficial da União trouxe ontem a lei (13.505, de 08 de novembro de 2017), que altera a Lei Maria da Penha. O presidente Michel Temer publicou com vetos a nova lei que tem o objetivo de aumentar o rigor das punições em relação à violência doméstica. As alterações já são comemoradas por representantes da justiça, que confirmam inclusive que, se colocadas em práticas, as mudanças podem encorajar as mulheres à denunciarem. 

A nova legislação garante que a mulher, vítima de violência doméstica e familiar tenha atendimento policial especializado, ininterrupto e prestado preferencialmente por servidores do sexo feminino. 

“Esse é um avanço importante, a mulher sem dúvida se sente mais confiante de falar sobre a violência sofrida com outras mulheres. É muito importante para que de fato seja garantida toda a assistência necessária à vítima de violência”, confirma a defensora pública da Coordenadoria de Defesa da Mulher Rosana Leite. 

Outro avanço importante citado pela defensora é o fato da lei garantir a integridade física, psíquica e emocional da mulher vítima de violência. A nova medida estabelece de que em nenhuma hipótese a vítima ou suas testemunhas tenham contato direto com investigados, suspeitos ou pessoas a eles relacionados. Além da "não revitimização" do depoente, de forma a evitar "sucessivas inquirições sobre o mesmo fato nos âmbitos criminal, cível e administrativo". “Consideramos ainda muito válido o veto ao artigo que permitiria à autoridade policial conceder medidas protetivas. Isso seria um retrocesso já quem nem teríamos efetivo adequado. A lei ainda poderia ser considerada inconstitucional dando brechas para falar da Maria da Penha e as mulheres assim ficariam mais vulneráveis”, confirma Rosana. 

A promotora Lindinalva Rodrigues do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Ministério Público também vê como positiva as alterações na Lei Maria da Penha. Segundo ela, a nova legislação permite a estruturação de delegacias que acabam sendo a porta de entrada para as denúncias. A promotora frisa que quanto maior a estrutura, maior o respaldo que é dado às mulheres. Seguras, as vítimas denunciam mais e rompem o ciclo de violência que muitas vezes acaba em morte. 

A nova lei estabelece ainda que o interrogatório seja feito por profissional especializado e em "recinto especialmente projetado para esse fim, com equipamentos próprios e adequados à idade da mulher. Propondo ainda que seja priorizada a criação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), de Núcleos Investigativos de Feminicídio e de equipes especializadas para o atendimento e a investigação das violências graves contra a mulher. 

Dados – Por dia cerca de 120 mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. Somente nos primeiro semestre deste ano foram 22.246 denúncias de violência doméstica no Estado. 

Carregando comentarios...

Educação

Participantes do ENEM podem entrar na FAPAN

10/11/2017 - 09:50