Uma onça-parda foi atropelada por um veículo e morreu enquanto era socorrida nessa quarta-feira (10) na MT-249, entre Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, a 269 e 445 km de Cuiabá, respectivamente. Militares do Corpo de Bombeiros resgataram o animal, mas ele morreu durante o socorro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, um morador ligou para os bombeiros dizendo que a onça foi atropelada na rodovia. O carro que teria atropelado o animal não foi localizado.
Os bombeiros retiraram o animal e encaminharam até uma veterinária em Nova Mutum. Conforme a médica, a onça-parda teve fratura no quadril e não resistiu ao atropelamento.
A onça-parda adulta pode chegar aos 70 kg e medir mais de 1,5 metros. É considerado o segundo maior felino das Américas e vive, em média, até os 9 anos.
E no dia 9, no km 740 da BR 070, em Cáceres, a PRF encontrou uma jaguatirica morta por atropelamento. O veículo que causou o fato também não foi localizado e o animal foi encaminhado para a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, para estudos.