A abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam nesta terça-feira, 23 de janeiro. A mudança foi anunciada quinta-feira pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.
O prazo para que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tentem uma vaga na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) será de terça (23) a sexta-feira (26).
Inicialmente, o prazo para registrar a nota no sistema do SiSU seria de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O anúncio foi feito na entrevista coletiva para divulgar as notas do Enem de 2017, que foram liberadas às 12 horas (horário de Brasília).
De terça-feira, 23 de janeiro, a sexta-feira, 26 de janeiro, as inscrições para a Unemat poderão ser feitas pelo SiSU, diretamente no site do Sistema: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas.
Para ingresso no primeiro semestre de 2018, a Unemat utiliza as notas do Enem/SiSU. São oferecidas 2.420 vagas em 60 cursos de graduação presenciais, desenvolvidos em 11 câmpus, em todas as regiões do Estado de Mato Grosso.
Como proceder
Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa: ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios étnicos ou sociais).
Cursos ofertados pela Unemat
Administração: Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Agronomia: Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Arquitetura e Urbanismo: Barra do Bugres
Ciências Biológicas: Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra
Ciência da Computação: Alto Araguaia, Barra do Bugres e Cáceres
Ciências Contábeis: Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
Ciências Econômicas: Sinop
Direito: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Pontes e Lacerda
Educação Física: Cáceres e Diamantino
Enfermagem: Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra
Engenharia Civil: Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra
Engenharia de Alimentos: Barra do Bugres
Engenharia de Produção Agroindustrial: Barra do Bugres
Engenharia Elétrica: Sinop
Engenharia Florestal: Alta Floresta
Geografia: Cáceres e Sinop
História: Cáceres
Jornalismo: Tangará da Serra
Letras: Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra
Matemática: Barra do Bugres, Cáceres e Sinop
Medicina: Cáceres
Pedagogia: Cáceres, Juara e Sinop
Sistemas de Informação: Sinop
Turismo: Nova Xavantina
Zootecnia: Pontes e Lacerda
Ações afirmativas
Do total de vagas, a Unemat reserva 25% para candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos, 5% para indígenas, 30% para candidatos oriundos de escolas públicas e 40% para ampla concorrência.
Resultados
Os resultados serão publicados no dia 29 de janeiro.
Lista de espera
As vagas eventualmente não ocupadas ao final da chamada regular serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU. O candidato deverá obrigatoriamente confirmar no SiSU o interesse pela vaga, durante o período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, especificado no Edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.