Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Maio Amarelo incentiva participação em passeio ciclístico
Por Esdras Crepaldi
08/05/2018 - 14:53

Foto: divulgação

A Quarta Ciretran, com apoio de várias instituições, entre elas a Prefeitura de Cáceres, através de sua Coordenação de Trânsito, realiza no próximo dia 19 de maio, o primeiro passeio ciclístico “Maio Amarelo”.

A ação sócio esportiva faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo lançada pelo Detran de Mato Grosso e que, ao longo deste mês, promove diversos eventos e ações com foco na conscientização e prevenção para um trânsito mais seguro.

Segundo o coordenador do Detran em Cáceres, Marcos Ribeiro, o passeio ciclístico vem reforçar o Movimento Maio Amarelo, que traz como lema 2018 “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”. Marcos explica que o evento tem como objetivo fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. “ Os dados com acidentes envolvendo ciclistas no Brasil são alarmantes, pois 32 pessoas são internadas diariamente vítimas de acidente de trânsito com suas bicicletas”, aponta Ribeiro.

Já o Coordenador de Trânsito da Prefeitura de Cáceres, Wagner Gomes, observa que diariamente milhares de ciclistas utilizam suas bicicletas como meio de locomoção e que o código brasileiro de trânsito também dá responsabilidades à ciclistas e pedestres. “O Código trata a bicicleta como veículo de propulsão humana e implantando o direito do ciclista de trafegar pelas ruas e estradas das cidades e do país. Assim os direitos e deveres quanto ao seu uso, exige do ciclista o comprometimento de também se prevalecer de cuidados para não infringir as leis e provocar ou se envolver em acidentes”, explica Wagner.

O passeio tem sua concentração e largada na praça de eventos da Sicmatur , com a largada prevista para às 15h45.

Conforme os organizadores serão sorteados muitos prêmios e brindes e a única exigência para a inscrição é levar um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas na 4ª Ciretran ou nos parceiros Juba Supermercados, Atacado Pantanal, Auto Escola Dunga, Auto Escola Mendes, Auto Escola Junior, Auto Escola Eficaz e Auto Escola Santo Antônio.

Entre os prêmios que vem chamando a atenção e atraindo a cobiça dos participantes é o processo de primeira habilitação. Bicicletas, aparelho de ar condicionado celular, relógio e capacetes também vão ser sorteados entre tantos outros brindes.

Alexandre Vieira, gerente do Juba Supermercados, local onde tem recebido muitas inscrições, disse que somente nos primeiros dias já realizou mais de 70 inscrições. “Essa procura demonstra a participação e o envolvimento da sociedade cacerense num evento tão importante que propõe reflexões sobre a segurança na mobilidade, eu mesmo fui vítima de um atropelamento enquanto conduzia minha bicicleta”, revela Alexandre.

Carregando comentarios...

Educação

Enem abre as inscrições: 2 mil por minuto

08/05/2018 - 09:30
Artigos

Entre o ignorante e o sábio

07/05/2018 - 11:50
Artigos

Anuário da mulher

07/05/2018 - 11:36
Artigos

A raiva e seu efeito devastador

07/05/2018 - 11:26