A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou nesta quinta-feira (14), a nova unidade de acolhimento provisório para crianças e adolescentes do município, a Casa Lar, ofertada em Cáceres desde 2015, pela prefeitura municipal.
O local oferece um espaço bem mais amplo, proporcionando mais conforto e melhores condições de habitação às crianças e adolescentes acolhidos provisoriamente.
A modalidade de acolhimento se propõe a oferecer espaço de desenvolvimento de relações que muito se aproxima do ambiente familiar, por meio de um atendimento individualizado, do fortalecimento e estímulo à interação social e comunitária, priorizando-se a reintegração familiar das crianças e dos adolescentes que residem na Casa Lar, em caráter de medida protetiva provisória e excepcional.
A vice-prefeita Eliene Liberato, que participou da solenidade de inauguração, disse que o local tem como objetivo social, ser uma casa para seus moradores, onde eles recebam carinho e atenção necessária, e mesmo que provisória, seja um espaço de acolhida e cuidados essenciais. “Fico feliz em presenciar esse momento, sabendo que o poder público tem essa responsabilidade com a proteção da criança e do adolescente. Quero destacar todo o empenho da secretária Eliane e toda a equipe da SMAS para com as crianças e adolescentes de Cáceres. Tenho certeza que os que aqui estiverem, vão se sentir amados e seguros, num lar provisório, mas convivendo como uma família”, assegurou Eliene.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Eliane Batista, a nova casa apresenta espaços diferenciados, como sala de estudos, o cantinho da criatividade e da leitura. Para Eliane, a Casa Lar foi pensada com muito carinho, visando à garantia da qualidade de vida e o desenvolvimento psíquico, social e intelectual de cada um. “Quero ressaltar que todos os utensílios domésticos, bem como, móveis e enxoval de cama, mesa e banho são novos, adquiridos especialmente para o novo lar. Além disso estamos finalizando o processo para aquisição de um veículo com capacidade para transportar até 15 pessoas, é mais uma conquista para eles”, observou a Eliane.
A promotora de justiça, Drª Taiana Castrillon Dionello, advertiu que a criança e o adolescente são prioridades absolutas em qualquer política pública. “Essa nova casa é modelo no estado. Pensar na criança e no adolescente é valorizá-los como seres humanos, e não deixa-los em qualquer ambiente que não seja digno de acolhimento, estou feliz que o município esteja priorizando nossas crianças e adolescentes," finalizou Tayana.