Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres:nenhum paciente ficará sem atendimento por saída de cubanos, garante secretário
Por assessoria
22/11/2018 - 18:08

Foto: arquivo

O secretário municipal de Saúde, Tonny Mendes, garante que nenhum paciente do sistema público de saúde do município de Cáceres ficará sem atendimento por causa da saída dos médicos cubanos que atuavam nas unidades do Caramujo, Vila Irene e Rodeio. Eram apenas três profissionais e já não estão mais trabalhando, devendo retornar a Cuba nos próximos dias, conforme medida política tomada pelo próprio governo cubano, que chamou de volta seus médicos que atuam no Brasil.

Tonny informa que a Prefeitura está contratando quatro novos médicos por meio do Processo Seletivo mais recente, que irão atender no ‘Postão’, como referências para o público que pode ficar descoberto, com a saída dos cubanos. “Dessa forma, ninguém ficará sem atendimento. O desconforto é que os pacientes serão triados pelos postos dos bairros e encaminhados ao ‘Postão’. Mas será por poucos dias”, destaca o secretário.

A saída dos cubanos de Cáceres pode causar alguns transtornos nos atendimentos do programa Médico da Família, porque os vínculos foram cortados de uma hora para outra. “Muitos pacientes já se acostumaram com os cubanos, foram três anos, e esse contato é rompido, mas que pode ser refeito com os médicos que virão”, ressalta Tonny.

O Ministério da Saúde anunciou que novos médicos já estarão atuando nos postos a partir do próximo dia 7, quando os atendimentos serão restabelecidos. O secretário garante que, em Cáceres, os cubanos serão substituídos a partir dessa data. “Até lá, os atendimentos podem atrasar um pouco, mas ninguém deixará de ser atendido. E, é bom que se diga, essa foi uma ordem do prefeito Francis Marias Cruz, para que a Secretaria de Saúde cuide da situação com carinho, para que a população não sofra com esse problema de nível nacional”, reforça o secretário, lembrando que um dos objetivos da Gestão municipal é fortalecer ainda mais as estratégias de atendimento à saúde da família, para uma população saudável que não tenha que procurar o Pronto Atendimento, mas que tenha acompanhamento nas unidades básicas de saúde e atenda ao perfil de público, para que as pessoas tenham cuidados básicos a fim de não desenvolver doenças futuras, num trabalho de prevenção.

Carregando comentarios...

Artigos

Emoção a Flor da Pele

19/11/2018 - 14:21