Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Seduc lamenta a morte da presidente e secretário do Sintep
Por assessoria
03/12/2018 - 12:33

Foto: arquivo

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o Governo de Mato Grosso lamentam a morte da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Jocilene Barboza, e do secretário de Articulação Sindical e ex-presidente do sindicato, Júlio César Martins Viana.

A presidente e o secretário voltavam de uma agenda em Juara, quando foram vítimas de um acidente automobilístico na BR-163. Para a secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, a educação de Mato Grosso perde dois de seus maiores defensores. “Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade”, disse.

Na última sexta-feira (30.11), Jocilene esteve na Seduc, participando do encontro ‘Novembro Negro, Cidadão’, que debateu os 15 anos da lei 10.639/03, que orienta o ensino da história e cultura afrobrasileira e cultura nas escolas.

Com longo histórico de militância na área da Educação, Jocilene, 42 anos, atuava na rede estadual desde 1995, no cargo de Técnica Administrativa Educacional (TAE). Ela era formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Conforme o Sintep, em 53 anos de história, ela foi a primeira mulher eleita para assumir o cargo de presidente da categoria. Antes, foi presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CDCM/MT). Já Júlio César Martins Viana ingressou na rede estadual nos anos de 1980, formado em Pedagogia pela Unemat, completou 65 anos no último sábado (01.12).

Ele foi presidente da subsede do Sintep em Colíder e, por fim, eleito presidente do sindicato no período de 1998 a 2003 – 2003 a 2006. Após a conclusão do mandato, continuou no sindicato atuando como diretor na Secretaria de Articulação Sindical e foi presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT-MT) por dois mandatos.

Carregando comentarios...

Artigos

O poder de cura é o poder da palavra

28/11/2018 - 15:18