possibilidade da educação integral no IFMT.
"Durante os 3 anos do curso a gente é preparado para escrever bem, não só redação, mas outros trabalhos acadêmicos. A gente no IF acaba tendo essa vivência com o estudo integral. Até na hora do almoço tem sempre alguém fazendo um trabalho e a oportunidade de discutir sobre algum assunto, sobre alguma disciplina. É diferente do que vejo com quem estuda só um período", afirma.
A estudante que já foi premiada junto com sua equipe do IFMT Campus Cáceres em projeto de iniciação científica com o primeiro lugar nacional na categoria incentivo à pesquisa, na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, realizada em Recife- Pernambuco, em 2017 destaca que o estudo acadêmico associado à formação para a vida ajuda no desenvolvimento do senso crítico, outro elemento importante para a escrita da redação. " O IFMT nos prepara não só para o lado acadêmico, mas para vida e isso tem um papel fundamental para desenvolver o nosso senso crítico", considera.
Mesmo com a ótima avaliação na redação, Gabriella reflete a necessidade de ampliar o tempo dedicado à leitura. "Eu acho que se eu tivesse tido a consciência de ter me dedicado um pouco mais à leitura, tinha sido melhor na redação", afirma a estudante que pretende cursar Medicina Veterinária em uma universidade federal no Rio de Janeiro.
Outros alunos egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMT Cáceres, Thamires Motta da Silva, Arthur Sene dos Santos, Guilherme Pavini Nunes, Mario Antonio Barros de Assis Junior , Wesley Ferreira Teixeira Pereira, Abdenego Saldanha Domingos, Amanda Cardozo Rocha e Fernanda Gomes de Oliveira Lima Moran estão entre os 1,9 % dos candidatos que alcançaram entre 900 e mil pontos na redação, nas 4,1 milhões de provas corrigidas nessa edição, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir do tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" eles se destacaram, com base nos critérios do exame, apresentando redações que demonstraram domínio da forma padrão escrita da língua portuguesa; compreensão e desenvolvimento do tema dentro da estrutura de texto dissertativo-argumentativo, organização e apresentação coerente das ideias, além da elaboração de propostas de intervenção social para os problemas relacionados ao tema.