O professor de Química do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres - Professor Olegário Baldo, Danilo Morais Itokagi realizou um estudo sobre os efeitos da Monitoria para alunos do 2º ano dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática integrados ao Ensino Médio do campus. No trabalho com os monitores voluntários da disciplina de Química, Eurico Pereira Leite Neto, Guilherme Cavalari Ladeia e Paulo Henrique Campos Sales, o docente avaliou, por meio de técnicas de observação e de estatística descritiva, os efeitos da Monitoria com base nos dados de atendimento de cada monitor e dos resultados de avaliação das alunas e alunos atendidos.
"Na análise de nossa experiência no ano passado, constatamos que o aluno que participou ao menos duas vezes de encontros de Monitoria teve melhor desempenho de aprendizagem", destaca Danilo. Para o professor, no entanto, não se pode atribuir esses resultados à monitoria, de modo isolado, mas é preciso considerar um conjunto de fatores relacionados como o despertar do próprio interesse da aluna ou do aluno em participar dos encontros.
No processo denominado de aprendizagem cooperativa como técnica de ensino que privilegia a interação e cooperação entre alunos, o Programa de Monitoria do campus possibilita a partir da organização em grupos menores de conversas e discussões em torno de conteúdos, maior interação entre os alunos e ampliação da aprendizagem. "Intensifica a interação, aumenta a comunicação e, se aumenta a comunicação, aumenta a aprendizagem e traz benefícios tanto para os monitores como para os demais alunos que participam", destaca Danilo.
De acordo com Guilherme Ladeia que atua desde o primeiro ano como monitor no Programa de Monitoria Voluntária do campus, a aprendizagem é facilitada pelo processo de comunicação. " Os meus pais me ensinaram que se aprende mais quando se conversa, se comunica, explica e debate a ideia com alguém. A experiência aqui no IF como monitor desde o 1º ano comprova isso, contribuiu muito para o meu aprendizado. A minha matéria preferida é química, então aprendo mais ainda como monitor, ao nos reunimos em pequenos grupos para tirar dúvidas, revisar a matéria, e sempre que alguém nos procura para ajudar a resolver alguma questão", afirma Ladeia.
Entre os espaços de diálogos, os alunos utilizam também ferramentas como whatsapp para manter contato com o monitor, receber orientações e partilhar dúvidas a partir das necessidades cotidianas de aprendizagem.
Além da interação e da aprendizagem os monitores também enriquecem os seus currículos com o recebimento de certificação, pela coordenação-geral de ensino do campus, do trabalho realizado no Programa de Monitoria Voluntária.