Agradecimentos
Por professora Rachel Tegon de Pinho
23/10/2012 - 21:39
Quando fazemos um projeto nem sempre temos certeza sobre o sucesso do mesmo e muito menos os seus desdobramentos. No caso do Sub- Projeto PIBID-História/UNEMAT eu vislumbrava que o mesmo poderia fazer a diferença para 12 pessoas (os bolsistas)e claro que eu desejava, e desejo, que isso se reverberasse e reverbere para outras 950 (que é o número de alunos da Escola Ana Maria). Eu só não imaginava que isso fosse acontecer tão rapidamente, afinal o projeto teve início dia 14 de agosto e naquele momento o cenário era no mínimo desolador, uma biblioteca destruída, uma escola necessitando de limpeza, pintura, etc...
Essa preocupação foi compartilhada com meus colegas de departamento, com os acadêmicos de história e tornou-se questão central para toda equipe PIBID- História...
Por conta desse problema começamos pensar em ações que dessem visibilidade para o mesmo ... a ciência chama isso de energia, eu chamo de fé...e o resultado está aqui diante de todos nós, para a nossa alegria.
A exposição que a equipe PIBID História trouxe para essa escola inicialmente tinha por objetivo chamar a atenção para alguns problemas sérios pelos quais a escola estava passando, afinal, ver uma biblioteca destruída é para fazer qualquer um de nós, educadores, pesquisadores...no mínimo estarrecidos. Essa mostra, realizada pelos acadêmicos de história do 8º semestre (Mayara, Camila, Edna, Nilda, Eliésio, Byanca, Marilene e Wanderley) foi uma gratificante surpresa em resposta a um desafio proposto nas aulas de preparação do estágio supervisionado, a partir de preocupações e alguns desafios que temos que encarar tanto no que diz respeito a produção historiográfica, mas sobretudo sobre o ensino de história praticado na rede de ensino e os desafios que se apresentam já algum tempo para as escolas de um modo geral.
Na década de 20 do século passado os modernistas sacudiram São Paulo, sacudiram o Brasil...daí para fazer barulho em relação a biblioteca, a importância das artes, da literatura e da história pensamos...por que não levar esse barulho para a escola Ana Maria? Por que não tentarmos contaminar os alunos com a arte, com a literatura, com a poesia, com a música e com tudo que nos faz pensar na vida e nos faz mais felizes? A data por sua vez, foi escolhida porque no dia 20 de outubro comemora-se o dia internacional da biblioteca pública. E hoje, felizmente nosso barulho é pura alegria por ver essa biblioteca reconstruída....vale ressaltar que segundo a Diretora Jane e a Coordenadora Sandra, as forças armadas (Operação Ágata 6) só tomou conhecimento dos problemas da escola (biblioteca destruída em julho por um incêndio provocado por um ex aluno, lixo, falta de pintura, etc.) por intermédio do nosso projeto PIBID/História-UNEMAT.
E aí talvez seja oportuno eu contar a história desse projeto...
Estive na escola em fevereiro deste ano para uma visita de cortesia(sou professora de estágio do curso de História da UNEMAT) e fui recebida pela Coordenadora do matutino, Profª Sandra que solicitou-me ajuda para resolver alguns problemas de baixo rendimento relacionados a disciplina de história, só que o pedido foi feito de forma tão enfática que durante semanas o pedido de SOS me acompanhou e eu ficava me perguntando de que forma eu poderia ajudar a escola até que fui informada pelo meu coord. de curso Prof Domingos Sávio sobre a abertura do edital PIBID- CAPES, fiz o projeto e felizmente após a aprovação do mesmo, seleção de bolsistas, etc, demos início aos trabalhos do mesmo no dia 14 de agosto do presente ano. Foi assim que chegamos aqui...a partir de um pedido de socorro e posso afirmar que desde então assumimos os problemas como nossos também, talvez esse seja o segredo do PIBID, a aproximação, o estreitamento de relações, o envolvimento e a vontade de melhorar o que não ta bom e tomar parte na construção de sonhos, de perspectivas.
Como ultimas palavras quero agradecer a todos vcs. Em nome das Profªs Jane,Sandra e da bibliotecária Edna quero agradecer a toda comunidade escolar que apostou no nosso projeto. Em nome da Profª Ana de Renzo, coordenadora institucional do PIBID/UNEMAT e Franciano- técnico responsável pelo programa na UNEMAT, quero agradecer todo suporte e empenho para otimização na execução de nossas propostas, em nome do Professor Domingos, quero agradecer ao coletivo de profs e alunos do Departamento de História, pela confiança no nosso trabalho, em nome do prof. Anderson, coordenador do Campus de Cáceres, quero agradecer a equipe do Campus por todo apoio as nossas ações, em nome do Prof. Dionei quero agradecer a reitoria desta Instituição por todas as realizações e contribuições para a melhoria de vida da população dessa porção oeste do país e por plantar tantos sonhos. Também quero agradecer toda imprensa presente que está registrando um momento tão feliz para nós, afinal, nós precisamos desses registros. Finalmente, meus agradecimentos aos homens da Operação Ágata 6 pela sensibilidade para um problema local e pela celeridade dos trabalhos e em meus agradecimentos especiais a minha equipe PIBID- Prof Jaqueline e Rosangela...e acadêmicos: Eliane, Ione, Seila, Silnéia, Simone Barbosa, Simone Fróes, Thais, Valéria e Welker e que ganhou mais um membro recentemente...o professor Acir Montechi.