Cerca de 5 mil pessoas foram atendidas em ação cívico social no IFMT Cáceres
Por assessoria
22/10/2012 - 12:17
A Ação Cívico Social do Ministério da Defesa, realizada na última semana no IFMT/ Campus Cáceres, atendeu 4.645 pessoas com serviços de saúde e cidadania. Promovido em conjunto com o IFMT e a Prefeitura Municipal de Cáceres, o evento contou com o apoio de outras 13 instituições e mobilizou mais de 300 profissionais.
Entre os serviços, a ação ofertou à população atendimento médico, vacinação, testes de glicemia e de HIV, aferição de pressão arterial, orientação e prevenção à saúde, além de informações sobre direitos da cidadania, atualização e realização de Cadastro Único e Cartão do SUS e emissão de carteira de trabalho, cortes de cabelo, estética entre outras atividades voltadas para crianças, jovens e idosos.
Balanço positivo
Para o chefe da ação no IFMT,o coronel do Exército Frederico Augusto Pinto de Freitas, além do atendimento à população a ACISO foi importante por articular uma rede de parceiros que podem dar continuidade aos trabalhos. “ Vocês (IFMT) estão realizando o Outubro Rosa, farão o Novembro Azul, ações que envolvem a comunidade e podem contar com a articulação dessa rede de parceiros”, exemplificou o Coronel Frederico, referindo-se à agenda de atividades extensionistas desenvolvidas pelo Campus com a temática Saúde da Mulher e Saúde do Homem.
Segundo a Tenente Coronel Rita, Assistente Social da Força Aérea Brasileira, o IFMT é uma instituição referência na área de proteção social. Um espaço de grandes possibilidades que por meio da educação estabelece diálogo cotidiano com outras políticas sociais. Segunda ela, vivências assim provocam outros entes a pensar e constatar que é possível, naturalmente, atuar dentro dessa articulação de políticas.
“O IFMT age como irradiador da Política de Proteção Social no município. Demonstra que quando você coloca a Educação como referência ela perpassa e envolve outras políticas como saúde, cultura , assistência social.” afirma.
Sobre a Aciso, a tenente coronel Rita afirma que as ações provocam também uma parada de reflexões dentro das instituições, sobre suas possibilidades, seus desafios e compromissos para com as comunidades envolvidas.
A ação conjunta do Ministério da Defesa foi importante também, segundo o diretor do Campus, Olegário Baldo, para articular parcerias e atender a expectativa da população de realização de novas ações e serviços à comunidade.
“Nós recebemos das pessoas atendidas a solicitação de outras ações desta natureza e nossa instituição, em trabalho contínuo, permanece aberta e planejando novas realizações”, afirma Baldo.
A parceria entre os órgãos foi destacada também pelo Prefeito de Cáceres Túlio Fontes. A prefeitura foi parceira da Ação com oferta de serviços por meio das Secretarias de Ação Social, Saúde e Educação. “Ações conjuntas como esta são fundamentais para que vençamos as dificuldades e os serviços cheguem de forma mais célere à população”, afirma Túlio.
Parceiros
A mobilização reuniu, além do pessoal de apoio da área de saúde e assistência social do Ministério da Defesa e de servidores do IFMT e das Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde e Educação, profissionais do SINE, DETRAN, Anvisa, Conselho Tutelar, Clubes de Serviço, Associação Comercial e Empresarial de Cáceres, Natura, Mary Kay, Salão de Beleza Mario's e instituições de ensino superior de Cáceres e região, como Unemat, Unopar, Faculdade do Pantanal (Fapan) e Faculdade de São José de Quatro Marcos (FQM).