Enem:experiência pode ajudar na hora da avaliação
Por Diário de Cáceres
21/10/2012 - 18:53
Além de administrar bem o ritmo de estudo sem estresse e a ansiedade, professores do ensino médio sugerem que nesta reta final o candidato procure se dedicar às disciplinas consideradas problemáticas, ou seja, aquelas em que possui maior dificuldade.
Para quem vai fazer a avaliação pela primeira vez também vale treinar com edições anteriores como forma de se familiarizar com o estilo da prova.
Também não dá para relaxar. Estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Neo DNA, Rodrigo Sigarini, de 17 anos, e Fernanda Lipori, de 16, não param de estudar. “Nos últimos dias o ritmo de estudo tem sido mais puxado até porque o conteúdo é muito extenso”, comentou Sigarini.
Já Fernanda conta que tem dedicado cerca de quatro horas de estudos em casa, além das aulas regulares no colégio. “Fiz a prova ano passado, mas estava muito nervosa. Neste ano, acredito que a experiência possa contar a meu favor”, ponderou.
Aluna do 3º ano do Liceu Cuiabano, Fabiana Cardoso, 17 anos, fará o Enem pela segunda vez. Ela conta que foi bem no exame anterior, o que a habilitou a uma vaga em um curso de enfermagem.
Porém, ela preferiu terminar o ensino médio. Para este ano, a expectativa é boa. “Estou confiante. Tenho estudando bastante e os professores têm dado apoio, dicas importantes e ajudado bastante”, disse. (