Programa DST/AIDS de Cáceres é convidado para evento em Rondonópolis
Por assessoria
24/10/2012 - 07:17
O Programa DST/AIDS de Cáceres estará participando até sexta-feira, 26 da Reunião de Macro Regional Centro Oeste que começa nesta quarta-feira, 24, em Rondonópolis.
De acordo com a coordenadora do programa, Vanderly Muniz, as reuniões macrorregionais surgiram com a necessidade de reunir gestores de estados e municípios. Assim, segundo ela, é possível a realização de debate sobre assuntos comuns como a promoção da saúde, a prevenção, a assistência, a comunicação, o controle social, a vigilância, a pesquisa, o planejamento, a resposta social, a legislação e os direitos humanos nas cinco regiões brasileiras.
A idéia é qualificar, integralmente, os profissionais e os serviços que atendem às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
Ela acrescenta que dessa discussão, podem surgir elementos norteadores para a formulação de um plano de diretrizes para a região, observando e respeitando as prioridades e os dados epidemiológicos de cada estado.
Cada estado do Centro-Oeste tem número estipulado de vagas, que são distribuídas para representantes das coordenações estaduais e municipais de DST/AIDS e hepatites virais, ONG e Secretarias de Saúde ou seus representantes legais.
Em 2012, a Macro Centro Oeste ocorrerá em Rondonópolis, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde de Rondonópolis, da Coordenação Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais de Mato Grosso, com o apoio financeiro do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, por meio da política de incentivo.
Referência no teste rápido para o diagnóstico do HIV em todos os eventos do município, o programa DST/AIDS, estará participando da campanha nacional de teste rápido para diagnósticos do HIV, Hepatites e Sífilis que acontece de 22 de novembro a 1 de dezembro.
O CTA/SAE foi escolhido para participar do projeto que visa principalmente conscientizar os jovens da importância para a prevenção das DST/AIDS.
Este ano ainda Cáceres poderá participar em Salvador da IIIª Conferência Brasileira de HIV/AIDS e Hepatites Virais, o III Congresso Norte-Nordeste de Infectologia, o 5º Simpósio sobre Avanço na Patogenia e Manejo da AIDS e a 5ª Jornada Baiana de Infectologia.
O município é referencia estadual no tratamento de AIDS.