Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em tempos de pandemia, Pró-Saúde lança campanha de valorização dos profissionais de Enfermagem
Por assessoria
11/05/2020 - 17:16

Foto: assessoria

Com o tema “Vocês Estão Fazendo História”, entidade promove ações que incentivam o respeito os profissionais de Enfermagem, especialmente aos que estão na linha de frente do atendimento aos casos de Covid-19

 

Com mais de 3,8 mil profissionais de Enfermagem que atuam na linha de frente do atendimento às vítimas da Covid-19, a Pró-Saúde, uma das maiores gestoras de serviços hospitalares do País, lançou a campanha “Vocês Estão Fazendo História”, em referência ao 12 de maio, data em que o mundo celebra o Dia Internacional da Enfermagem.

 

A iniciativa visa promover o respeito e gratidão ao empenho dos profissionais de Enfermagem, especialmente durante essa fase de combate à pandemia. A Instituição, porém, decidiu estender a homenagem durante o mês de maio.

 

“São profissionais que desempenham um papel fundamental na assistência ao paciente. Nesse momento de pandemia, é essencial demonstrar todo o nosso respeito e gratidão pelo trabalho que vêm realizando”, ressalta Sandra Miziara, gerente Corporativa Assistencial da Pró-Saúde.

 

Atualmente, nas 18 unidades de saúde em que a instituição filantrópica é responsável pela gestão plena em 12 Estados brasileiros, são 471 leitos hospitalares dedicados ao atendimento de vítimas da Covid-19, 73% deles oferecidos ao Sistema Único de Saúde. Seis hospitais e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram transformados em referência para o atendimento de Covid-19.

 

“Nosso empenho é em dar condições adequadas para o trabalho dos profissionais de Enfermagem, mantendo o estoque regular de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que eles possam atuar em segurança”, enfatiza Sandra.

 

Nos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde, estão previstas atividades de homenagens. A ideia é que cada unidade reserve um momento para prestar o reconhecimento. Em todas as unidades, serão divulgados cartazes da campanha.

 

As ações também buscam contribuir com prevenção de casos de violência contra esses profissionais. De acordo com os dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2015, 26,3% já sofreram violência verbal e 15,6% violência física.

 

“Esse é o momento para reforçar a necessidade de respeito aos profissionais que atuam na linha de frente na assistência de pacientes. Além de ser uma forma de agradecimento da entidade por todos os esforços cotidianos na promoção da saúde e humanização no atendimento”, comenta Fernando Paragó, diretor Corporativo Médico da Pró-Saúde.

 

Certificação do Cofen

 

Fernando Paragó exalta o reconhecimento da qualidade técnica dos profissionais de Enfermagem que atuam na Instituição. Hospitais gerenciados pela Pró-Saúde obtiveram o mais alto grau de reconhecimento concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

 

“As certificações atestam a qualidade do atendimento das unidades gerenciadas e respaldam ainda mais o trabalho da equipe. No caso do serviço de Enfermagem isso não é diferente, tanto que o Hospital Yutaka Takeda, em Parauapebas, no Pará, se tornou o primeiro hospital do Brasil certificado pelo Programa Nacional de Qualidade do Cofen”, explica.

 

O Cofen é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados em cumprimento à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem no Brasil.

 

A certificação de qualidade do Cofen busca reconhecer e estimular o desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem e a qualidade assistencial. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de enfermagem e não apenas das instituições.

 

A experiência de gestão da Pró-Saúde permitiu certificar mais três unidades, incluindo o primeiro hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, localizado em Belém, capital do Pará, o Hospital Público Estadual Galileu. Os hospitais paraenses Cinco de Outubro, em Canaã dos Carajás, e de Porto Trombetas, em Oriximiná, também receberam a certificação, que reconhece as melhores práticas na segurança do paciente.

 

Mais sobre a Pró-Saúde

 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Sine tem novo horário de atendimento em Cáceres

07/05/2020 - 18:01