Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Morre Adriano Silva
Por Diário de Cáceres
03/06/2020 - 20:52

Foto: arquivo

A informação da morte do ex-reitor da Unemat e presidente da Fapemat, professor Adriano Silva, 49 anos, foi confirmada há pouco pela equipe de comunicação do Governo do Estado.

 

Ele estava infectado com a Covid-19. Foi internado na última segunda-feira em Cáceres e o quadro se agravou hoje. Ele precisou ser entubado e  sofreu duas paradas cardíacas.

Chegou a ser transferido, no final da tarde, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea para a Clínica Femina, em Cuiabá. No mas não resistiu e faleceu.

A última mensagem

Adriano fez uma postagem ao ser internado na segunda-feira, em sua página do Facebbok. Veja:

 

Meus amigos hoje, no final da manhã, senti uma leve indisposição e, por precaução, fui consultar meu médico. Fizemos alguns exames e ele achou prudente me encaminhar ao hospital para ficar em observação.

Estamos aguardando os resultados e, assim que os tivermos, venho novamente passar as informações a vocês.

Agradeço o carinho de todos.

Grande abraço

 

Trajetória

Professor universitário, advogado e ex-reitor da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso – Carlos Alberto Reyes Maldonado), Adriano Aparecido Silva nasceu em 12 de outubro de 1970, em Cáceres (MT). É o nono filho do humilde casal Moacyr e Ana Maria. Ao todo, eles tiveram 10 filhos e, ao longo de toda sua vida, os valores éticos e morais sempre foram muito presentes. Um legado importante passado a ele por seus pais e que, hoje em dia, ele faz questão de passar para seus filhos. É casado, desde 1998, com Anelise Dolores de Assis Cintra, com quem tem três filhos: Murilo, Júlia e Henrique.
O pai, Sr. Moacyr, era leiteiro. Comprava e revendia leite para conseguir o sustento da família. A mãe dedicava-se ao trabalho doméstico e à educação da prole. Apesar do pouco estudo dos pais, a educação sempre foi uma preocupação, tanto que Adriano iniciou sua vida escolar na tradicional escola centenária de Cáceres, Esperidião Marques, que fica bem próximo de sua atual casa. Na adolescência, também estudou na Escola Onze de Março (Ceom).
Desde os 14 anos, o professor Adriano trabalha. Foi cobrador do Esporte Clube Humaitá e menor estagiário do Banco do Brasil, em Cáceres. Ao ingressar na Faculdade de Direito, em 1993, pela Universidade de Cuiabá, foi estagiário na Assessoria Jurídica da Rede Cemat e também na Procuradoria de Várzea Grande.
Assim que terminou a Faculdade, retornou a Cáceres, onde passou a advogar e também atuou como Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores. Ingressou na Unemat como professor concursado e foi aprovado em concurso público na mesma instituição, em 1997. Na Unemat, exerceu diferentes cargos eletivos, como chefe de departamento, diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas, coordenador do Campus de Cáceres e reitor, função que exerceu entre os anos de 2010 e 2014, licenciando-se para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Adriano sempre soube o poder transformador que a educação exerce na vida das pessoas. É prova viva disto. Por isso, desde que ocupou a suplência de deputado estadual – cargo que exerceu desde o início de 2017 até o dia 2 de abril de 2018 – sempre teve como prioridade em seu mandato o seguinte tripé: educação, saúde e turismo.
Em 2019 assumiu a presidência da FAPEMAT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Mato Grosso e defendeu sua teste de Doutorado na UFRJ com o seguinte tema: A Bacia Paraguai - Paraná: Teoria da Governança dos Bens Públicos.
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas no Sine de Cáceres para esta quarta-feira,03

03/06/2020 - 09:54