O município de Porto Esperidião (a 328km de Cuiabá) registrou 28 casos confirmados e dois óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Alfeu Mussolino. Ele informou ainda, que o município monitora outros 19 casos suspeitos.
Conforme as informações, os idosos que veio a óbito são Francisco Manoel dos Passos, 81 anos, que estava internado no Hospital Femina na capital Cuiabá, e Adelino Felipe Nunes, 94 anos, que estava internado no Hospital São Luiz em Cáceres (a 115km de Porto Esperidião).
Adelino Felipe, faleceu seis dias depois de ser internado no Hospital São Luiz em decorrência da doença. Francisco Manoel ficou cerca de dez dias internado.
De acordo com o secretário de saúde, Alfeu Mussolino, há 28 casos confirmados e 19 pessoas suspeitas com o novo vírus no município.
Região Oeste
Conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), outros óbitos de casos confirmados de Covid-19 na região Oeste são nos municípios de Cáceres (5), Curvelândia (1), Jauru (1), Mirassol d’Oeste (1), Porto Esperidião (1) e São José dos Quatro Marcos (1).
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.