Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeito decreta toque de recolher em Cuiabá a partir deste sábado
Por Alan Mesquita
10/06/2020 - 17:36

Foto: arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decretou há pouco o toque de recolher em toda cidade no horário entre 22h30 às 5h00. A proibição terá início neste sábado, dia 13, e vai até o domingo dia 28 deste mês. "Vamos segurar a vida noturna em dezenas de bairros que acabaram contribuindo para os números que nos assustaram no último final de semana", comunicou.

Somente poderão funcionar os estabelecimentos essenciais, como farmácias, laboratórios, funerárias, empresas de segurança, carga e descarga, táxis, aplicativos de transporte e unidades de saúde humana, odontológica e veterinária. Os ônibus só funcionarão 20% da frota.

O prefeito explicou que tomou a decisão neste momento para se evitar que lockdown na capital do Estado. "São medidas necessárias para ajustar a flexibilização. As pessoas precisam exercer o novo modo de vida com distanciamento social", disse, ao acrescentar que "as medidas podem ser alteradas a qualquer momento nesta fase de convivência segura com vírus".

O prefeito afirmou que buscará manter o equilíbrio entre as atividades econômicas com controle dos casos. "O vírus não tem cura e não tem como trancar todas pessoas dentro de casa. Todos precisam ganhar seu dinheiro com dignidade e proteção", frisou.

 
 

Segundo Emanuel, no dia 9 de junho, os números mostram 1.332 casos e 38 mortes em Cuiabá. Já projeções indicam que no domingo, dia 14 de junho, Cuiabá chegará 2.158 casos confirmados. "Essa projeção está dentro do nosso controle. Essse é um crescimento de 7% por dia e estamos com a transmissão controlada. O ideal seria zero, mas tem outras capitais que crescem 35% por dia. Quem não cuidou no início está vivendo o drama", disse ao lembrar que hoje 30% dos infectados estão recuperados.

Emanuel garantiu que a cidade tem 95 leitos de UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo), existindo vagas em aberto. "As vagas estão na regulação para os cuiabanos e matogrossenses", assinalou.

Emanuel reconheceu que no último final de semana houve uma grande evolução de casos e mortes. "É um ponto fora da curva, mas ainda estamos dentro do controle. Mas aviso que não irei titubear para adotar todas medidas necessárias", disse.

Foi marcada uma videoconferência entre Emanuel e os prefeitos de 141 cidades para adotarem medidas unificadas. "Vamos liderar este processo para realizarmos um plano estadual para evitar que o caos impere no interior e sobrecarregue Cuiabá. Vamos tomar medidas sérias e sem fake news", disparou noutra "cutucada" no governador Mauro Mendes

BARES, SALÕES E ESCOLAS

Os bares e resturantes passam a funcionar das 17h30 às 21h30 para o jantar sendo proibido clientes em pé ou no balcão para se evitar aglomerações. O almoço segue inalterado das 11h00 às 15h00.

O prefeito ainda anunciou a prorrogação por mais 30 dias da suspensão do funcionamento das escolas e faculdades públicas e privadas. Ou seja, as unidades ficam fechadas até 12 de julho e será o último segmento a retomar as atividades normalmente, de acordo com o gestor da capital do Estado.

Já os cursos de idioma com no máximo de seis pessoas e pós-graduação na área de saúde com no máximo 12 alunos estão liberados, a partir de segunda-feira, dia 15. Também na mesma data, os salões e barbearias funcionarão em novo horário passando das 13h00 às 19h00. Hoje, funcionam das 8h00 às 14h00.

Carregando comentarios...

Cidades

Hospital São Luiz tem novo diretor

10/06/2020 - 13:14