Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em Cáceres, prefeito defende prisão em flagrante para quem for pego sem máscara
Por Sinézio Alcântara
10/06/2020 - 12:47

Foto: arquivo

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB) defende a prisão em flagrante das pessoas que, deliberadamente, não estejam fazendo o uso da máscara facial, uma das principais medidas de segurança para evitar e ou transmitir o novo coronavirus.

“Não seria uma exigência ou iniciativa minha, mas fazer cumprir o que determina o artigo 268 da Constituição Federal que estabelece prisão, com pena de um mês a um ano e ainda multa a quem infringir determinação do poder público destinado a impedir introdução ou a propagação de doença contagiosa”.

A proposta foi apresentada em conversa, por vídeo conferência, que vem sendo feito entre os prefeitos da região, representantes do Ministério Público Estado, Defensoria Pública, OAB e Polícia Civil. Francis acredita que o aumento do contágio pelo Covid-19 seria em razão do comodismo da população.

“O que se percebe é que a população se acomodou e com isso vem aumentando a disseminação do vírus. É comum ver, nas ruas, em construções, em alguns estabelecimentos comerciais e até em repartições públicas, pessoas sem o uso da máscara. Isso é uma irresponsabilidade”.

 

Francis diz que irá manter contatos com o comando da Polícia Militar no sentido de viabilizar meios para começar a prender quem insiste em infringirem a lei, colocando em risco a saúde e vida da população. “Vamos nos reunir com o comando da PM para decidir sobre a possibilidade de fazer cumprir a lei”.

Casos na região.

Na região da chamada Grande Cáceres, Pontes e Lacerda, lidera com o número de casos de contágios: 79, seguida de Cáceres, com 50, Vila Bela da Santíssima Trindade, 20, Mirassol D´Oeste, 16, Porto Esperidião, 11, Araputanga, 9, Nova Lacerda, 7, Conquista D´Oeste, 7, Comodoro, 7; Lambari D´Oeste, 5, Curvelândia 4; Rio Branco 3; Vale do São Domingos, 2 e Jauru 2.

No Estado

O último boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES), expedido na terça-feira, mostra que foram confirmados 4.4005 casos de covid-19 em Mato Grosso. O estado também registra 140 mortes pela doença. Foram confirmadas 14 mortes nas últimas 24 horas, ou seja, foi o dia com mais mortes por covid-19 em 24 horas.

 

246 pessoas estão internadas com a doença, são 129 pessoas em UTIs e 117 pessoas em enfermarias. É o primeiro boletim divulgado depois que o governo do Estado admitiu que há um colapso nos leitos de UTIs. A taxa de ocupação é de 69,3%, mas já há unidades atendendo com o dobro do número de leitos pactuados com o Ministério da Saúde.

Segundo o boletim do governo, não há mais leitos de UTIs no Hospital Regional de Rondonópolis; São Luiz (Cáceres); Julio Müller; Hospital Municipal de Barra do Garças; Pronto-socorro de Várzea Grande e no Regional de Sorriso.

Carregando comentarios...

Artigos

Caráter e destino

08/06/2020 - 09:33