Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Medidas rigorosas de prevenção impedem coronavírus no batalhão com mais de 900 homens em Cáceres
Por Sinézio Alcântara
08/06/2020 - 09:15

Foto: reprodução
Normas de prevenção e segurança adotadas pelo Comando de Fronteira do Jauru, o antigo 2º Batalhão de Fronteira, em Cáceres, garantem resultados positivos impedindo a entrada do novo coronavirus na unidade. Com mais de 900 homens, não foi diagnosticado, desde o início da pandemia, um único caso suspeito ou confirmado de contágio na instituição.

As medidas para conter o Covid-19, que só em Mato Grosso já matou mais de 100 pessoas, começam na chegada da corporação. Ninguém entra ou sai do batalhão – tanto civil quanto militar – sem antes ser submetido a uma higienização, em um pequeno posto, de lavagem de mãos e pés com sabão ou hipoclorito de sódio. E todos, obrigatoriamente, de máscaras.

Os soldados destacados em postos de fiscalização na fronteira com a Bolívia estão proibidos de se dirigir ao batalhão. Os contatos com o comando, ou com familiares, são feitos à distância, através de rádios ou telefones. A determinação também vale para os militares da sede. Eles só são liberados para viajar em casos de extrema necessidade.
 
As instruções e treinamentos que antes ocorriam no interior das companhias, atualmente são realizadas em espaço amplo e aberto. E, para evitar aglomerações, principal orientação dos órgãos de saúde, para conter a disseminação do vírus, o comando passou o expediente para dois turnos. Cerca de 400 homens trabalham de manhã e a mesma quantia à tarde.

O almoço que antes era servido no refeitório agora é feito em turnos de 100 em 100 e em uma quadra esportiva coberta devidamente arejada. Mesmo assim, só almoçam quem estiver de serviço ou em operação.

“Desde o início da pandemia procuramos encontrar formas de evitar a contaminação no batalhão. Além das medidas de prevenção, alteramos algumas formas de trabalho e exigimos que todos usassem máscaras. São mais de 900 homens. Graças à Deus, nenhum caso de contaminação foi registrado” assegura o comandante da unidade, coronel  Ricardo Vieira Coelho.
Carregando comentarios...