Segundo o denunciante, ontem, sexta-feira (05), " em meio a pandemia, na agência da Caixa Econômica Federal, em Cáceres, uma mulher entrou usando jaleco, vinda do hospital, para onde provavelmente iria voltar. Um total desrespeito com as pessoas ali presentes, considerando que o jaleco é uma peça de proteção individual, para ser usado somente no ambiente de trabalho, pelo risco de transportar vírus e bactérias".
O denunciante afirmou também que reclamou ao banco sobre o fato, e pede que as unidades de saúde de Cáceres alertem e determinem aos seus profissionais para qe não usem o jaleco fora do ambiente de trabalho.
O uso correto da peça é descrita na Resolução 32 da Anvisa. Em algumas cidades e estados, inclusive, profissionais que usam o jaleco fora das dependências permitidas podem ser multados.
Uma pesquisa de 2012 da escola de enfermagem da UFMG mostrou o quanto é importante ser cuidadoso com os jalecos. O estudo constatou que no jaleco há bactérias nocivas, as quais podem causar doenças. Os locais com mais bactérias são o bolso, onde o risco de contaminação é de 51% e na região do abdômen, 43%.
Por esse motivo recomenda-se ainda não deixar o jaleco junto aos objetos pessoais mesmo no ambiente de trabalho.