O Porto de Cáceres aguarda apenas alvará da prefeitura para ficar apto a operar. A informação foi repassada pelo presidente da Associação Pró-Hidrovia, Vanderlei Reck Júnior.
'Treminamos a reforma e agora estamos pedendes apenas com uma licença da Marinha, que vem de fora, e com o alvará do município que pedimos há quase três meses, mas o da Marinha não é impeditivo', relatou.
O secretário de Fazenda, Gustavo Calábria, disse que o alvará já foi agilizado.
A reforma do terminal foi concluída seis meses após firmar um termo de cooperação com o Governo do Estado, a Associação Pró-Hidrovia (APH). Foram investidos R$ 1,5 milhão para recuperação da estrutura física, equipamentos e demais adequações necessárias.
O objetivo é habilitar o espaço, sem custos ao Executivo, para exportar grãos pela Hidrovia Paraguai/Paraná, que engloba Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, a fim de baratear o preço do frete.
O porto de Cáceres fica numa posição estratégica pela proximidade da Hidrovia Paraguai/Paraná. São 3.442 quilômetros que englobam Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, dos quais 1.290 km ficam em território brasileiro. Com o funcionamento da hidrovia, haveria uma redução do custo do frete em até 30% na região Oeste, Sul e Sudoeste do Estado, de acordo com estudos do movimento Pró-Logística.