Sete das 14 unidades de saúde que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso estão com as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas. Trata-se de leitos destinados exclusivamente a pacientes da covid-19.
Ao todo, o Estado tem 244 pacientes internados. Desse total, 136 estão em tratamento intensivo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), não há mais vagas nos hospitais regionais de Sinop, Rondonópolis e Sorriso e nem no Hospital São Luiz, que fica em Cáceres.
No Pronto Socorro de Várzea Grande, na Santa Casa de Rondonópolis e no Hospital Julio Müller, na Capital, a situação é a mesma.
Somados os leitos, as unidades dispõem de 61 vagas em UTIs.A taxa de ocupação dos leitos em Mato Grosso é superior aos 70%. Com o indicador, o Estado caminha para o colapso no sistema de saúde. Um alarme já soado pelo próprio secretário estadual, Gilberto Figueiredo.
O boletim diário desta quinta-feira (11) emitido pelo governo aponta que o Estado soma – desde o início da pandemia – 5.086 casos de covid-19. Desses, 163 evoluíram para óbito.
Fonte: Cáceres Notícias