Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
13 dos 22 medicamentos usados no tratamento da Covid-19 estão em falta em MT
Por Ianara Garcia
26/06/2020 - 12:21

Foto: reprodução

Em meio à pandemia de Covid-19, faltam medicamentos usados também no tratamento da doença, entre eles anestésicos usados para intubar pacientes em estado mais grave. Em Mato Grosso, de 22 remédios, 13 estão em falta. A denúncia é do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Em Cuiabá, a denúncia é de um enfermeiro. "Está faltando sedação no hospital referência em Covid. Não está tendo mais pancurônio, não está tendo mais rocurônio. Os médicos, a toda hora, têm que ficar trocando sedação dos pacientes. Está um estado calamitoso. A farmácia tem dias que não quer liberar midazolam. Então, esses pacientes aí correm sério risco de ficar sem sedação, acordados com tubo na boca", afirma. Ele não quis se identificar.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde fez um levantamento sobre a falta de remédios nos hospitais que são referência para tratamento da Covid - com leitos de UTI, e listou 22 medicamentos usados no tratamento. São eles: sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares, usados nos pacientes que precisam ser intubados.

Com o aumento dos casos da doença, os estoques acabaram ou estão no fim.

O Conselho também apurou quanto tempo os estoques vão durar nos estados.

Em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (25), o governador Mauro Mendes reconheceu o problema.

Além desse problema da demanda estrutural, há dois grandes problemas, segundo ele.

"Primeiro, a falta de medicamentos. Hoje isso é um problema grave no brasil , então nós temos uma realidade muito dura. Faltam medicamentos, os preços explodiram, e os gestores estão com medo de comprar para depois não ter que responder eternamente por ações de improbidade", afirmou.

 
 
Carregando comentarios...