Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Freis deixam Cáceres amanhã(16) e terão uma carreata como homenagem
Por Folha 5
15/07/2020 - 09:04

Foto: Wilson Kishi

Uma carreata vai sair amanhã(16) a partir das seis e meia da manhã em frente ao colégio Salesiano Santa Maria em Cáceres para acompanhar até a saída da cidade para a despedida dos três freis Gumaru Sterke (87 anos), Matheus Feyen (85 anos) e Marino(82 anos) que estão em Cáceres há 60 anos.  Os três inicialmente mudarão para Huijbergen na Holanda, que fica na fronteira com a Bélgica.

Os freis estiveram na manhã de hoje(15) na Rádio Difusora para deixar os agradecimentos, o Frei Gumaru agradeceu a população da cidade.

"Primeiro quero agradecer o povo de Cáceres, que tem nos recebido sempre com muita amizade, respeito; os anos que passei aqui foram muito bom, foram a realização do sonho, da minha vocação, do meu chamado e quero deixar aqui meu muito obrigado a todos e peço não vamos esquecer uns aos outros e mas sempre rezando uns pelos outros, até logo! Frei Marino

O Frei Marino agradeceu a recepetividade da população de Cáceres.

"Mais de 50 anos que vivemos com o povo de Cáceres, vamos levar bastante lembrança daqui. A despedida é meio cruel,  mas agradeço ao povo de Cáceres", agradece Marino.

O Frei Matheus não pode estar na rádio mas deixou seu abraço a toda a população.

A Congregação Holandesa pediram para os três retornarem após terem cumprido a missão educacional e religiosa iniciada no ano de 1957 quando aqui chegaram.  Um dos motivos do retorno é a assistência que a congregação a qual pertencem oferece a eles, a exemplo do Plano de Saúde e outros benefícios.  

No começo do mês, aconteceu uma Prece em Ação de Graças na quadra de esportes da escola Salesiano que marcou o encerramento da vitoriosa vida de trabalho dos freis holandeses em Cáceres, após 60 anos. Havia previsto no ano passado uma série de comemorações alusivas de agradecimento aos freis que foi cancelada com a pandemia da covid-19.

História

Em 19 de outubro de 1957, o Bispo da Diocese São Luiz, Dom Máximo Biennes, recepcionava em São Paulo, Capital, a chegada dos três primeiros freis holandeses que vinham para promover uma missão educacional no Pantanal Mato-grossense, mais precisamente em Cáceres-MT.

Eram os freis pioneiros a trabalharem no Brasil: Panfílio, Giuseppe e Bertrando, foram eles que deram o marco inicial da promoção de um marcante trabalho educacional que perdurou por mais de 60 anos.

Wilson Kishi

01_Obras.jpg

 

O Instituto Santa Maria - inicialmente Colégio Santa Maria -, inaugurado em março de 1958, cumpriu papel preponderante na promoção de um ensino de qualidade que muito ajudou no desenvolvimento do setor educacional de Cáceres.

Durante as seis décadas de atividade sob o comando dos freis holandeses, a referida instituição foi responsável pela formação de aproximadamente 20 mil jovens, conforme registros de arquivo da escola.

Hoje, após os freis terem cumprido a missão de trabalho em Cáceres, o renomado Instituto Santa Maria é comandado pelos salesianos seguidores de Dom Bosco, tendo como diretor o padre Sandro Giancolla.

Os holandeses durante as décadas que permaneceram na cidade, sempre preocuparam com outros setores da vida da cidade. Eles trabalharam nas obras assistenciais a exemplo da APAE, Hospital O Bom Samaritano, Creche Cenecista, Casa de Abrigo Maria e José.  

Carregando comentarios...

Artigos

ECA 30 anos !

14/07/2020 - 16:24
Cidades

CRM admite falta de médicos em MT

14/07/2020 - 16:06
Educação

UFMT anuncia volta às aulas à distância

14/07/2020 - 16:04
Artigos

Casa que nasci

13/07/2020 - 14:47