Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres deverá ter novo lockdown, e desta vez, mais prolongado
Por Sinézio Alcântara
27/08/2020 - 16:15

Foto: arquivo

Segundo o prefeito, população é irresponsável. Número de casos de Covid aumentam de forma assustadora na cidade

 

O aumento desenfreado de novos casos de contaminação pelo novo coronavirus, assim como o crescente número de mortes, registrado nos últimos dias, pode levar o prefeito Francis Maris Cruz, a decretar um longo e rigoroso período de lockdown, em Cáceres.

O balanço apresentado na manhã desta quinta-feira (27) pelas autoridades de saúde e Ministério Público Estadual, durante a reunião do “Comitê de Crise” apresenta números assustadores. Passou da média de 100 para 200 novos casos de contaminação por semana, uma média de 25 por dia.

As mortes também vêm aumentando de forma significativa. Nos últimos 8 dias, conforme o levantamento, 9 pacientes foram a óbito. Ou seja: mais de uma morte por dia. Desde o início da pandemia, conforme os dados, foram confirmados em Cáceres, 1.423 casos do contágio.

O último boletim epidemiológico expedido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta 63 mortes, por coronavirus, no município. E boletim expedido pelo Hospital São Luiz, na quarta-feira, diz que estão internados na unidade, 36 pacientes, sendo 28 confirmados e 8 suspeitos.

MP propõe lockdown mais amplo e rigoroso  

            O promotor de Justiça, Rinaldo de Almeida Segundo é o principal defensor da implantação do lockdown. Com os números comprovando o aumento desenfreado dos contágios assim como das mortes, ele deu um ultimato ao prefeito: se não houver redução nos próximos dias, será obrigado, a decretar a medida, desta vez, de forma mais rigorosa.

Rinaldo sugere que, se até a primeira quinzena do mês de setembro, não houver sinais de redução da infestação, a administração deve adotar o fechamento quase que total do comércio. Desta vez, inclusive, das farmácias. Ele é de opinião de que, inclusive, as farmácias devem adotar o atendimento de delivery.

Novo decreto deve sair 

 nas próximas horas 

            O prefeito Francis Maris informou que, nas próximas horas, um novo decreto estará entrando em vigor, com novas medidas de combate e prevenção ao Covid-19. Afirmou que serão formados vários grupos técnicos de trabalho, todos com a finalidade de conter ainda mais propagação do virus.

            O primeiro, explicou ele, terá o objetivo de conscientizar ainda mais a população sobre a obrigatoriedade da manutenção das medidas de prevenção, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Além de evitar aglomerações.

O segundo grupo assinalou, estará mais voltado para os comércios. Disse que, além das medidas de prevenção naturais, distanciamento social e higienização, todos os funcionários dos estabelecimentos comerciais, serão obrigados a usar máscaras de acrílico.

O terceiro grupo, explicou ele, estará orientando a população, principalmente, os familiares dos que forem infectados, sobre como proceder no tratamento da doença, até a possível internação. O propósito, em todos, conforme o prefeito é evitar a disseminação e contagio.

População é a principal responsável, diz Francis 

Inconformado com o aumento dos casos de infestação e das mortes, o prefeito responsabiliza a população. “O prefeito não vai controlar a disseminação do virus com decreto. É a população que tem que se cuidar. infelizmente o povo se acomodou”.

Francis diz que, o aumento das contaminações são decorrentes, principalmente, das aglomerações. “A praia do Julião está sempre lotada, as agências bancárias e as casas lotéricas a mesma coisa. Essa é a razão de ter dobrado o número de casos e consequentemente de mortes. E a população é a responsável”

Carregando comentarios...

Educação

MEC autoriza Medicina na Fapan em Cáceres

27/08/2020 - 10:26