Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ganhou destaque na revista científica Teaching and Teacher Education, publicada pela editora internacional Elsevier.
O artigo ‘First experiences of teaching EFL in metaphors’ (em português, ‘Primeiras experiências de ensino de Inglês como língua estrangeira em metáforas’) explora as metáforas de ensino que emergiram em narrativas visuais, escritas e orais de professoras pré-serviço sobre suas primeiras experiências de ensino de Língua Inglesa, e a relação entre as metáforas e estágios iniciais da formação da identidade docente.
“O estudo apresentado no artigo evidencia o valor formativo, empírico e analítico não só de metáforas mas também de métodos visuais”, explica a pesquisadora Ana Carolina de Laurentiis Brandão.
O artigo compõe o volume 97 da revista, que pode ser acessada clicando aqui.
A pesquisa
A pesquisa foi um subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unemat, que tinha como finalidade explorar a relação entre metáforas de ensino e os estágios iniciais da formação da identidade dos professores, em narrativas sobre as primeiras experiências de ensino de Língua Inglesa.
Durante um ano acadêmico, foram coletadas narrativas de professoras pré-serviço sobre suas primeiras experiências de ensinar Língua Inglesa vivenciadas em um subprojeto de Pibid de Inglês. As narrativas foram coletadas em três formatos: visuais, em forma de desenhos; escritas, em diários reflexivos e autobiografias de aprendizagem de Inglês; e orais, em forma de entrevistas gravadas.
“O estudo demonstra como novas metáforas ou novos sentidos atribuídos a uma mesma metáfora emergem à medida que professores reexaminam concepções e lidam com o incerto e o inesperado durante suas primeiras experiências de ensino de Inglês”, conta a pesquisadora. “Nesse sentido, o estudo apresenta diferentes categorias de metáforas de ensino, as quais abarcam diferentes estágios iniciais da formação docente: como a profissão é imaginada, como é vivenciada e como é reimaginada”, disse Ana Carolina.
“A publicação se baseia em minha pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de Londres entre 2013 e 2017, na qual analiso a relação entre processos de elaboração e aplicação de material didático e a construção de uma identidade profissional”, conta a pesquisadora. “O estudo ilustra as potencialidades de métodos visuais e metáforas na pesquisa e na formação de professores: como recursos para explorar diversas camadas de sentido que participantes de pesquisa atribuem a uma determinada experiência, e para entender melhor os sentidos que professores atribuem à profissão”, conclui Ana Carolina.
A revista
Teaching and Teacher Education é uma publicação internacional focada em professores, ensino e educação com um contexto e uma perspectiva internacionais. A revista foca nos processos de ensino-aprendizagem tanto da educação infantil quanto da primária e secundária, bem como em preparação e formação docente e desenvolvimento professional de professores. A revista é publicada pela editora internacional Elsevier, baseada em Amsterdã, nos Países Baixos, que faz parte do grupo britânico RELX.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) classifica a revista como Qualis A1.
A pesquisadora
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres, no Reino Unido, Ana Carolina de Laurentiis Brandão também é mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, e graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Professora na Unemat, Ana Carolina é membro do Grupo de Estudos sobre Novas Tecnologias na Educação (Gente) da Unemat e do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias para Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais. Também foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Unemat em 2018.