Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura inaugura nesta sexta-feira sistema smartflower no museu
Por assessoria
04/11/2020 - 15:23

Foto: assessoria

A Prefeitura de Cáceres vai inaugurar nesta sexta-feira,6, um aparelho de energia solar que proporciona a obtenção de energia limpa por meio de captação solar, com um diferencial, os painéis se movem na direção da maior incidência de raios solares, é o sistema Smartflower, que tem o formato de uma flor. Uma tecnologia desenvolvida na Áustria e comprada pelos Estados Unidos. No aparelho as células solares são dispostas em pétalas individuais que se abrem no início de cada dia e depois que o sol se põe as pétalas Smartflower se dobram e um processo de autolimpeza entra em ação. Ele também percebe possíveis situações de risco, como ventanias e chuvas intensas, e recolhe-se automaticamente.

Segundo o prefeito Francis Maris Cruz, o sistema smartflower a ser instalado no museu de Cáceres é o primeiro na região centro-oeste e a único em órgãos públicos no Brasil. Francis destaca que este aparelho é 40% mais eficiente na captação de energia solar e vai ser utilizado para abastecer os 740 metros de construção do Museu de Cáceres Emília Darci Cuyabano. “O excesso podemos transferir para qualquer prédio público, mas não é só isso, teremos ao lado do museu outro atrativo turístico”, comemora Francis Maris.

O prefeito salientou que a sua administração se preocupa com sustentabilidade, aquecimento global e preservação do meio ambiente. “Estamos construindo a maior usina fotovoltaica em prédios públicos do Brasil colaborando para a geração der energia limpa, e isso é fundamental”, destacou Francis.

O Engenheiro Eletricista Bruno Renostro aprova a nova tecnologia e diz que Cáceres hoje é uma referência no Brasil por utilizar energia renovável. “Mais uma vez mostramos o compromisso da administração com o meio ambiente. Primeiro a usina mini geradora de energia fotovoltaica na sede da prefeitura, em fase de construção e que vai gerar de 2.335kWp e vai atender todos os órgãos municipais. Agora a smartflower. A estimativa é uma economia de R$ 500 mil mensais aos cofres públicos do município”, noticia Bruno.

Carregando comentarios...