Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
“Suor do produtor precisa ser respeitado”, afirma deputado Moretto
Por assessoria
29/11/2020 - 10:09

Foto: assessoria
Posicionamento aconteceu em reunião com entidades, lideranças e produtores na Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda.
 
 
O deputado Valmir Moretto (Republicanos) participou, na sexta-feira (27), de uma reunião convocada pela Associação Campos do Guaporé e Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, na Câmara de Vereadores do município e afirmou que o suor de cada produtor precisa ser respeitado. A fala se refere ao problema relacionado às chamadas áreas úmidas, que podem prejudicar a produção agropecuária e economia da região.
 
Na reunião foi traçado um histórico sobre o tema e as principais implicações caso as áreas úmidas sejam regulamentadas de forma errada. “Ficou muito claro o que são áreas úmidas e a necessidade do regulamento. Está previsto na lei e nós queremos construir esse regulamento para dar segurança a quem produz. Precisamos dar valor às pessoas que derramam suor para construir esse país”. 
 
*ENTENDA*
 
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau) recomenda a proibição de atividades agrícolas e de pecuária nas regiões com essa classificação ecológica. Dessa forma, toda produção agropecuária das regiões do Araguaia e do Vale do Guaporé, em Mato Grosso, estão sendo afetadas pelo impasse.
 
A orientação é necessária para que se cumpra com o acordo internacional firmado na Convenção de Ramsar, onde o Brasil é signatário desde 2002. A principal preocupação é de que a economia de vários municípios entre em colapso, caso as atividades sejam proibidas em definitivo.
 
A presidente da Associação Campos do Guaporé, Therezinha Helena (Teca), afirmou que a reunião foi produtiva. “Fiquei muito feliz com a reunião. Os políticos estão empenhados em nos ajudar em relação a esse problema, que é muito sério. Os produtores precisam ficar atentos e a união é importante que fazer a diferença”.
 
Xisto Bueno, diretor executivo do Fórum Agro MT - que é composto pelas entidades Famato, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat – ressaltou o empenho do deputado Moretto em resolver a questão.
 
“O Deputado Valmir Moretto se mostrou muito preocupado com essas questões relacionadas ao produtor, principalmente no que tange a região Oeste. Estamos trabalhando muito para resolver o problema das áreas úmidas.  Existe um trabalho conjunto entre o Fórum Agro e a Assembleia Legislativa, onde um dos principais atores é o deputado Valmir Moretto", afirma Xisto.
 
Além do deputado Valmir Moretto, Associação Campos do Guaporé, Sindicato Rural de Pontes e Lacerda e Fórum Agro MT, também estiveram presentes: Famato; suplente de senador Zé Lacerda com o chefe de gabinete do senador Carlos Fávaro, Irajá; Prefeito de Pontes e Lacerda Alcino Barcelos; prefeito eleito em Vila Bela Dr. André; deputado estadual Dr. Gimenez; produtores e lideranças locais.
 
Carregando comentarios...