Assim como nos demais estados e municípios brasileiros, a vacinação em massa contra o coronavírus deve começar, a partir de quarta ou quinta-feira, em Cáceres. A distribuição da vacina começa, na manhã desta segunda-feira, a partir das 7 horas, pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em São Paulo.
Ainda não se sabe o número de doses que serão destinadas a Mato Grosso e consequentemente, para Cáceres. Porém, o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto de Carvalho, garantiram que já existe planejamento e logística para a entrega à todos os municípios.
Em entrevista coletiva no domingo, em São Paulo, o ministro Eduardo Pazuello, previu que o início da campanha aconteça, simultaneamente, em todos os Estados, na quarta-feira, a partir das 10h.
A exemplo dos demais estados da federação, nos municípios de Mato Grosso, o início da campanha de imunização deverá ocorrer em pessoas do grupo de risco como idosos e profissionais que estão à frente do combate a pandemia, nas unidades de saúde.
No Estado, a SES irá ampliar a Rede de Frio. Já viabilizou uma Central Estadual e quatro Centrais Regionais, sendo uma em Cáceres e as demais em Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Assim como as vacinas, os municípios recebem, nas próximas horas agulhas e seringas que já estão em estoque no Estado.
Em Cáceres, o secretário de Saúde, Sérgio Arruda, informou que a Secretaria de Saúde, já dispõe de um planejamento para o início da campanha de vacinação, assim que o município, receber o imunizante do Estado, que deve ocorrer nos próximos dias.
Ainda não está claro, no entanto, se a vacina será obrigatória ou opcional. A princípio, a ideia é vacinar toda população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as equipes das unidades já estão preparadas para o trabalho. O município não terá nenhum gasto, toda logística está a cargo do governo do Estado.