Um belo sorriso definitivamente é o nosso melhor cartão de visitas. Os sorrisos genuínos demonstram a nossa autoestima elevada, simpatia, felicidade, além de criar e de estreitar laços.
A boa saúde bucal influencia diretamente a boa saúde mental, o que, por sua vez, atua e aprimora o nosso estado de bem estar social. Assim, para poder aproveitar desse jeito simples de curtir a vida, a criação de bons hábitos de higiene é primordial na infância, pois quando bem instruída, a criança os mantém por toda a vida.
Em contrapartida, não é novidade que a falta de cuidados na higienização pode gerar diversos problemas de saúde bucal e de saúde geral do corpo. Sabe-se como problemas bucais podem afetar diretamente órgãos vitais do corpo como o coração e os pulmões.
Já na área emocional, a perda de dentes, por exemplo, pode diminuir a autoestima e, ainda, provocar um comportamento de timidez, de vergonha que dificulta as relações pessoais e profissionais.
Por essa razão, as medidas de prevenção adotadas desde a infância são essenciais. Uma criança que aprende a escovar os dentes com cuidado, carinho e de forma correta, aprende a se cuidar bem. Ela terá menos cáries, menos problemas bucais e uma menor chance de perda dental. Dessa forma, com o zelo que está ligado à autoestima e à percepção individual de estética, a criança que cresce com dentes saudáveis, tende a se tornar um adulto saudável, consequentemente mais confortável com sua aparência, seguro de si e de seus relacionamentos.
Ícaro Hornick Carvalho, especialista em periodontia e implantes dentários. Seu instagram é @dr.hornick