Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretário diz que doses de vacinas recebidas pelo estado são insuficientes para atingir meta: ‘o problema não é vacinar, é ter vacinas’
Por G1MT
25/02/2021 - 11:31

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, afirmou que as doses que o estado recebeu até agora são insuficientes para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O plano inicial estima vacinar 25% da população de Mato Grosso até o fim da campanha.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), até agora, o estado recebeu 167,6 mil doses da CoronaVac e 45 mil AstraZeneca/Oxford para a imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

O número total de vacinados até agora no estado representa pouco mais de 2% da população mato-grossense, que é de 3,5 milhões de pessoas.

“O problema não é vacinar, é ter vacinas. Nenhum estado está satisfeito com o fluxo de doses encaminhadas é tão pouco com o percentual de cobertura da população”, disse o secretário.

Segundo Gilberto, o estado tem 800 salas de imunização. O governo está fazendo uma análise para verificar se outros estados estão recebendo proporções maiores de doses em comparação com Mato Grosso.

“O ritmo de vacinação está ligado ao número de doses recebidos. Nossa estrutura de logística é a mesma para levar 10 mil ou 30 mil doses até um município. O custo acaba sendo o mesmo”,e explicou.

Nessa terça-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.

“A partir do momento em que o Ministério da Saúde assegurar que haverá doses suficientes para atingir 50% do público estabelecidos, Mato Grosso vai cumprir essa meta. Estamos fazendo um esforço para que o estado faça a aquisição adicional ao plano nacional, porque se depender só desse plano não vamos ter uma cobertura superior ”, afirmou.

De acordo com o secretário, o governo estuda a possibilidade de comprar vacinas adicionais por conta própria.

“Com essas aprovações do STF cria-se um cenário mais positivo. Nós continuamos empenhados para que, dentro da legislação, possamos fazer a aquisição de mais doses”, disse.

Ainda nesta semana, o estado deve receber 11,8 mil doses da vacina Coronavac que serão utilizadas como primeira e segunda aplicação. A secretaria afirma que ainda não tem previsão da data da chegada dessas doses da Coronavac.

 

Com a vacinação restrita desde a semana passada por causa da falta de vacinas, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disse que vai retomar a vacinação dos grupos prioritários que estava comprometida. No entanto, vai depender da quantidade recebida, já que são pouco mais de 32 mil doses para ser distribuídas entre os 141 municípios.

Casos de Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (24), 246.469 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.716 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (52.822), Rondonópolis (18.741), Várzea Grande (15.622), Sinop (12.667), Sorriso (10.225), Tangará da Serra (9.903), Lucas do Rio Verde (9.256), Primavera do Leste (7.290), Cáceres (5.485) e Nova Mutum (5.037).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Educação

Em MT, 1,6 mil presos farão Enem

24/02/2021 - 16:30