Um requerimento aprovado por todos os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres na última Sessão Ordinária, busca informações e documentação sobre o Castramóvel adquirido pela Prefeitura de Cáceres em junho do ano passado, segundo a Secretária de Saúde daquela época.
De autoria do vereador Marcos Ribeiro, o requerimento questiona qual função foi dada ao veículo desde então, visto que a população tem reportado uma quantidade crescente de cães e gatos sem domicílio nas ruas da cidade, sugerindo que o Castramóvel sequer entrou em operação desde sua aquisição.
Na proposição, o vereador afirma ter recebido informações de que o veículo estaria sendo usado para atender pessoas infectadas com a Covid-19; e embora concorde com a necessidade de controlar a pandemia, Marcos Ribeiro enfatiza que o veículo precisa ser utilizado para sua devida finalidade, que é fazer a regulagem da natalidade dos animais de rua de Cáceres, dada a falta de um Centro de Controle de Zoonoses.
Finalmente o requerimento alerta que, segundo levantamento da Vigilância Sanitária, 5% dos cães da área urbana do município são portadores da Leishmaniose, doença grave que pode ser transmitida para seres humanos.