Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (15), indicação que solicita o pagamento de adicional de insalubridade aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 no município.
De autoria do vereador Luiz Landim, a proposição é encaminhada ao Executivo Municipal, com cópia às Secretarias de Administração e Saúde. Na Sessão, o autor da indicação relatou que visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e unidades de saúde do município e constatou que apenas parte dos profissionais de saúde recebe seus adicionais de insalubridade, e somente por força de justiça.
Landim perdeu amigos da profissão para a Covid-19, e lamentou que muitas famílias não tenham nem mesmo o amparo financeiro do adicional de insalubridade de seus entes queridos que foram vítimas da pandemia.
O vereador ainda informou que o Governo Federal enviou uma verba específica para indenização dos profissionais da linha de frente do combate à doença, e profissionais dos hospitais de Cáceres já estariam recebendo-a - ao contrário de servidores do município, que não são contemplados nem com esta indenização, nem com o adicional de insalubridade.
No mês passado, Landim já havia requerido à Prefeitura estudos sobre os adicionais de periculosidade e insalubridade dos funcionários públicos municipais, solicitando o número de servidores contemplados e a previsão para cumprimento integral da lei.