O Hospital São Luiz (HSL) abrirá 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia intensiva) exclusivos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus, mas para isso, depende da entrega de insumos e medicamentos.
O hospital, informa a assessoria, adquiriu insumos e medicamentos para a abertura dos novos leitos Covid-19 e aguarda para os próximos dias que a entrega seja feita pelos fornecedores. "Devido à alta demanda nacional pelos produtos, incluindo sedativos e anestésicos, os atrasos na distribuição tem afetado toda a rede hospitalar do país"- diz a nota.
O anúncio da abertura dos novos leitos foi feito pelo governador Mauro Mendes na quarta-feira, 10. A iniciativa visa aumentar a assistência médica aos novos casos de Covid-19, diante dos avanços da doença e aumento do número de mortes no País.
Os leitos serão inaugurados nos próximos dias na unidade e a direção do HSL já iniciou a contratação de novos profissionais. Os casos de Covid-19 serão atendidos em ala específica, distante de pacientes com outras enfermidades, sem comprometer os demais atendimentos, cirurgias eletivas e exames.
A inauguração dos leitos faz parte do empenho e nova pactualização entre o Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cáceres, Cisomt (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso) e Pró-Saúde, gestora do HSL, para o atendimento de pacientes do SUS.
Referência para 22 municípios da região Oeste do Estado, e da vizinha Bolívia, o Hospital São Luiz possui 144 leitos — destes, 82% são destinados ao atendimento gratuito pelo SUS.