Face o recrudescimento de contaminação através da Covid 19, a solenidade de troca de comando na Agência Fluvial de Cáceres, prevista para sexta-feira (26), será realizada virtualmente, a informação foi dada pelo Capitão-Tenente Estanislau Geraldo Carvalho, que será substituído pelo oficial de igual patente Sérgio Leonardo de Sales, de naturalidade pernambucana, porém oriundo do estado do Rio de Janeiro. O horário local, previsto para as 10 horas , apenas contará com participação do efetivo.
Estanislau, regressa ao 1° Distrito Naval, sediado na Capital Fluminense, após encerrar o seu período de 02 anos, como Chefe da Marinha nesta cidade, com abrangência a cerca de 35 municípios, das regiões Oeste, Noroeste e Norte de Mato Grosso.
Atualmente a Marinha, é o órgão federal mais antigo da cidade com mais de 103 anos de fundação.
Nesses dois últimos anos, Estanislau, juntamente com seu oficial imediato Tenente Cavalante, e a tropa de praças, buscou aprimorar e dar prosseguimento no trabalho de seu antecessor Capitão Bruno Arruda, que foi deslocado para servir em Brasília-DF, nessa faina, o comandante que ora “desembarca” da Princesinha do Paraguai, deixa um saldo de 400 profissionais habilitados com Certificados expedidos pela Marinha aptos a atuarem nas embarcações que utilizam o Rio Paraguai, nas áreas de pescas esportivas e de turismo contemplativo.
Outro ganho destacado nos últimos 24 meses, foi a instalação do avançado sistema de simulador náutico, existente apenas em três estados Rio de Janeiro, Pará e em Cáceres MT.
Na avaliação do oficial Estanislau, isso se deve a importância que o Comando da Marinha dá a Organização Militar desta cidade, por ser estratégica e a crescente demanda de serviços prestados a quase um terço da população do Mato Grosso.
Na manhã de quarta (24), a prefeita Eliene Liberato (PSB), em seu gabinete, em ato reservado considerando às medidas restritivas face a Pandemia, recebeu os dois militares juntamente com a sargento Sara Siqueira (relações públicas da MB), ocasião em que o município de Cáceres, prestou uma homenagem ao Capitão Estanislau, num rápido diálogo Eliene Liberato, reiterou a importância da Marinha, dando ênfase não somente à formação de profissionais aquaviarios, mas sobretudo às ações de cunho social na área de saúde, com a vinda do navio hospital à cidade.
Pelo seu turno o comandante a ser empossado na manhã desta sexta-feira, Capitão Sales, reforçou que unidade que assumirá irá manter a parceria com a prefeitura, bem como com as demais instituições existentes sejam públicas ou privadas. Sales, disse ainda que a missão da instituição que representa- Salvaguarda da vida humana, segurança da navegação e evitar poluição por parte de embarcações – é prioridade, assim como, outras ações conjuntas visando sempre o bem estar da comunidade.