Brasileiros que residem na região de Cáceres estariam entrando na Bolívia e forçando, com ameaças, médicos bolivianos, a aplicar a vacina contra a covid-19. A denúncia é do site boliviano de Santa Cruz de La Sierra, La Patria. Ele diz que, mesmo com as fronteiras fechadas há uma semana, brasileiros têm conseguido entrar no país e utilizado comprovantes de endereço de familiares para tentar conseguir uma dose do imunizante.
Isso porque para se vacinar em território boliviano é necessário ter nascido no país ou ser residente. Relata que, no sábado (3), foram registrados incidentes com brasileiros em San Matias, cidade mais próxima da fronteira com o Brasil em Mato Grosso. Um médico relatou ao La Patria que após as ameaças recebidas de brasileiros, pediu segurança para garantir que a vacinação ocorresse sem problemas.
Diz que, a entrada de brasileiros na Bolívia tem trazido preocupação ao governo do estado de Santa Cruz, pois além da procura pela vacina, existe o risco de que os visitantes levem a nova variante da covid-19 para o país.
Em coletiva na segunda-feira (5), o secretário de Saúde de Santa Cruz, Marcelo Ríos, afirmou que existe uma preocupação com uma possível 3ª onda da covid-19, tendo em vista que a quantidade de vacinas ainda é pequena diante da população. “Santa Cruz tem uma emergência na fronteira. Teve que tomar decisões para salvar a vida e fazer contenções. As pessoas estão desesperadas”, disse à imprensa.