Foi aprovado pela Câmara e sancionado pela Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o Projeto de Lei que institui no calendário oficial do município, de autoria do vereador Cézare Pastorello, o “Dia Municipal da Parteira e Contra à Violência Obstétrica – Dona Margarida” comemorado no dia de hoje, 5 de maio, e agora oficialmente parte do calendário do município de Cáceres.
"Apesar de não ser uma data comemorativa, mas sim, um lembrete anual que o poder público deve ter em respeito a todas aquelas mulheres, que infelizmente, já sofreram a violência obstétrica, e também as que tem o dom de trazer mais uma vida ao mundo, assim como Dona Margarida Boss fez com mais de 3 mil cacerenses. Ela há 10 anos nos deixou em vida, mas para sempre permanecerá pelos seus ensinamentos e exemplos."
Para a prefeita, Eliene Liberato, esse é um projeto de lei importantíssimo para a sociedade, visto que muitas mulheres acabam tendo um parto complicado, devido a má assistência recebida, e até mesmo invasivo. “Não só as grávidas, como as parteiras, devem sim ter um trabalho mais humano e cuidadoso num momento tão feliz na vida de muitas mulheres”, diz Eliene, que completa afirmando seu compromisso em realizar campanhas de conscientização juntamente com a Secretaria de Saúde.
O autor do projeto de lei sancionado, vereador Cézare Pastorello, explica o motivo pelo qual criou o projeto, que é conhecer os direitos das meninas e mulheres, e saber quais são os limites na hora do parto e no pré-natal, já que é uma necessidade dessas mulheres e suas famílias, Cézare ainda completa dizendo que “a escolha do nome da Dona Margarida se deu justamente porque ela foi uma prova viva de que é possível fazer o parto de maneira humanizada, cuidadosa e caridosa”. (Assessoria)