Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mães de prematuros celebram "mesversário" na UTI Neonatal do Hospital São Luiz
Por Comunicação Hospital São Luiz
16/07/2021 - 09:44

Foto: assessoria

O objetivo é contribuir para a humanização do atendimento e ressignificar cada conquista dos recém-nascidos enquanto estão internados na unidade

 

Familiares e profissionais do Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), celebraram na última semana o primeiro mês de vida de Wallacy Bryan, um dos recém-nascidos em atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A comemoração faz parte do projeto "Celebrando a Vida", que visa fortalecer vínculos e promover alegria e esperança para os familiares e acompanhantes dos lactentes da unidade.  

Durante a ação, toda a equipe multiprofissional se reuniu para cantar os parabéns, na presença de Katia, mãe de bebê, que fez questão de registrar o momento. Wallacy ficou internado no HSL até segunda-feira (12/7), em decorrência do nascimento prematuro e outras complicações.  

O projeto surgiu diante dos longos períodos de internação dos bebês na UTI Neonatal, marcados por muitas angústias e instabilidade emocional para as mães. Com as comemorações, a unidade pretende oferecer, além de um momento de descontração e alegria, o registro fotográfico dos primeiros meses de vida dos pequenos guerreiros.  

Para Ana Alice Sampaio, assistente Social do São Luiz, a iniciativa representa muito para a família das crianças internadas. "Sabemos que cada mês simboliza uma vitória. O projeto tem o objetivo de auxiliar no fortalecimento do vínculo entre mãe, pai e filho, para construir valores e cuidados importantes frente à saúde dos recém-nascidos. Além disso, também contribui para a integração dos familiares no ambiente hospitalar" explica. 

 

 

 

A maternidade do São Luiz, gerenciado pela Pró-Saúde, é referência para gestação de alto risco, fazendo parte da história da região de Cáceres, como responsável pela maioria dos nascimentos da população local. 

Segundo Luciana da Silva, coordenadora da UTI Neonatal do HSL, a equipe também ficou muito feliz com o projeto. "Foi muito emocionante poder comemorar o primeiro mês de vida do pequeno Wallace e, vamos levar adiante essa ação para celebrar junto a outras famílias" conta.  

A unidade vem recebendo investimentos para fortalecer a assistência dedicada às parturientes, como a aquisição de novos equipamentos e recentes reestruturações, que visam proporcionar mais conforto às gestantes e fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. 

As práticas adotadas pelo São Luiz foram reconhecidas pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) aos hospitais que realizam o cumprimento dos 10 passos para o sucesso da amamentação. 

O HSL é referência no atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, ginecologia e pediatria para 22 municípios do oeste mato-grossense e até mesmo para algumas cidades do país vizinho, a Bolívia. 

 

Carregando comentarios...