Após ser notificada sobre aprovação de indicativo de greve, pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Estado de Mato Grosso (Sinpen/MT), a direção da Pró-Saúde, empresa gerenciadora do Hospital São Luiz, em Cáceres, informou que estará pagando ainda nesta quarta-feira (28/07), o salário dos profissionais referente ao mês de junho e dedois meses do vale alimentação.
O indicativo de greve foi aprovado, por unanimidade, pela categoria, em razão do salário dos funcionários atrasado desde o mês de junho e do vale alimentação há 2 meses. O Sinpen comunicou à decisão na terça-feira, dando um ultimato de 72 horas para que a Pró-Saúde regularizasse a situação.
O ofício foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Estado de Mato Grosso (Sinpen/MT), Arlindo Cesar Ferreira dos Santos. À direção do hospital, o Sinpen ressaltou que a decisão foi tomada devido as “transgressões” que vem se feitas pela empresa, culminando na falta de condições mínimas de trabalho aos profissionais.
E elencou, pelo menos, sete itens das “transgressões” 1- falta de pagamento de salários atrasados (ainda não foi pago o mês de junho); 2 – falta de depósito do FGTS; 3- falta de pagamento do vale alimentação; 4- falta de pagamento de férias; 5- falta de pagamento do piso convencional; 6- falta de alimentação decente; 7- falta de condições dignas de trabalho.
Ao ser informada sobre o indicativo de greve, aprovado pela categoria, a direção do hospital anunciou que estaria quitando ainda nesta quarta-feira, o salário do mês de junho e o vale alimentação de dois meses.
Veja a baixo a íntegra da Nota enviada à imprensa.
NOTA À IMPRENSA
O Hospital São Luiz informa que está efetuando hoje, dia 28/7, o pagamento de salários e benefícios aos 470 funcionários da unidade.
Serão pagos o salário relativo ao mês de junho, vencido no mês de julho, e o benefício do Vale Alimentação, referente ao período de dois meses. Assim, tanto o salário quanto o Vale Alimentação ficam em dia, sem atrasos.
É importante citar que o Hospital São Luiz mantém diálogo constante com todas as lideranças da unidade, buscando a transparência e o esclarecimento de qualquer situação, principalmente sobre os impactos socioeconômicos ocasionados pela pandemia da Covid-19 em todo o País.
Mesmo diante das dificuldades, o São Luiz se manteve com atendimento à população cacerense, prestando uma assistência humanizada.
Por fim, a direção da unidade agradece aos seus profissionais que, mesmo diante dos desafios, continuam os seus esforços em prol dos pacientes.
Comunicação - Hospital São Luiz