A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (02), uma visita técnica no Centro de Tecnologia Alternativa, na comunidade do Cataco, em Pontes e Lacerda, acompanhando a produção de alimentos adquiridos pelo município por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, advindos da agricultura familiar.
Segundo a nutricionista Eliane Arruda Pires, esta aquisição está amparada na Lei nº 11.947, de 2009, que prevê 30% do valor repassado pelo PNAE , na compra direta de produtos da agricultura familiar. Para Eliane esta medida, além de estimular o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, proporciona um acompanhamento mais de perto desses alimentos.
Ela informa, que como nutricionista, é uma das profissionais habilitadas que assumem o planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição escolar, dentro da Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, como responsável técnica, tem por obrigação Interagir com os agricultores familiares e pequenos produtores rurais e suas organizações. “Este é um canal importante de comercialização e geração de renda para os produtores e a certeza de adquirirmos alimentos de excelente qualidade para nossos alunos, contribuindo no desenvolvimento e no rendimento escolar dos estudantes, além de promover hábitos alimentares saudáveis. Hoje estamos aqui acompanhando a produção de polpas de abacaxi e cajazinho. Tive a oportunidade de ver o cultivo, a colheita e a produção das polpas. Tudo vindo da agricultura familiar, com frutos de uma excelente qualidade" enalteceu a nutricionista.
Para a secretária de Educação, Liamara Rodrigues, alimentação de qualidade é direito do aluno e uma prioridade da prefeita Eliene Liberato. Outro ponto destacado por Liamara , é a determinação da prefeita em prestigiar sempre a agricultura familiar. “ É uma grande alegria ver os nossos alunos recebendo uma alimentação saudável. Um cardápio com frutas, legumes e verduras da nossa região", observou Liamara.
A prefeita Eliene Liberato disse que a alimentação escolar é uma prioridade, pois entende que para muitos alunos, esta é a principal e mais completa refeição. Ela informou que mesmo em tempo de pandemia e aulas remotas os alunos recebem kits da alimentação escolar. “Hoje temos um planejamento responsável e um compromisso social com os alunos da rede municipal de ensino, a alimentação escolar adequada”, finalizou Eliene.
Esdras Crepaldi