Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pastorello cobra as linhas de ônibus e ciclovias previstas no Plano de Mobilidade
Por assessoria
03/08/2021 - 17:43

Foto: arquivo

Na sessão desta segunda-feira, dia 2 de agosto, o vereador Cézare Pastorello (SD) apresentou um requerimento e uma propositura, ambos relativos ao Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres, sendo o requerimento a respeito do estágio de implantação das 7 linhas de ônibus aprovadas por lei para a cidade de Cáceres.

Para Pastorello, a Lei Complementar 147, aprovada ainda na gestão passada, não pode só ficar no papel: “O Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres não é uma indicação, é uma ferramenta para que o Município de Cáceres cumpra e atenda o que determina a lei, principalmente o que determina a Constituição Federal e o Estatuto das Cidades. As rotas de ônibus e seus pontos de parada foram elaborados a partir de pesquisa científica, por equipe técnica e especializada. Não cabem mais ‘outros estudos’, está tudo lá. O cidadão tem o direito de usar o transporte público e a prefeitura tem a obrigação de fornecer. Por isso requeremos o atual estágio de implantação.”

O vereador ainda explica que as 7 linhas de ônibus devem ser interligadas, ou seja, o passageiro de uma linha pode e deve entrar em um ônibus de outra linha sem pagar nova passagem. Isso pode ser feito por terminal de transbordo ou uso de passagem com cartão magnético, como é feito em outras cidades.

Pastorello ainda cobrou, na forma de indicação, que os se inicie a implantação dos 83 km de ciclovias e ciclofaixas previstas no PMUC. Ao todo, são 48 “vias cicláveis” planejadas, algumas, que já podem ser implantadas, como ele cita. Para isso, devem ser realizadas reuniões com os moradores dos trechos afetados, além da demarcação e sinalização da prefeitura.

“Não vamos implantar 48 vias cicláveis de uma vez. Precisamos fazer valer a ciclofaixa da Tancredo Neves, com a sinalização vertical (e demarcação com olho de gato) e iniciar a implantação das outras. Por uma questão de coerência, estou me dispondo a ajudar a fazer a Linha 17, que vai do Centro da cidade até a Avenida José Pinto de Arruda, no Junco, passando pelas Avenidas Padre Cassemiro e Nossa Senhora do Carmo. Já temos a Linha 5 (Tancredo Neves) pro lado de lá, então vamos implementar logo a Linha 17 pro lado de cá. Nossos ciclistas, principalmente os jovens e trabalhadores, merecem essa segurança para o dia a dia”, explica Pastorello.

As linhas de ônibus previstas no PMUC e interligadas entre si, permitindo o pagamento de apenas uma passagem, tem os seus pontos finais na seguinte forma:

Linha 1 – Jardim Aeroporto

Linha 2 – Jardim Padre Paulo

Linha 3 – Jardim Universitário

Linha 4 – Vitória Régia

Linha 5 – IFMT

Linha 6 – Garcês/Rodeio

Linha 7 – Nova Era

O vereador explica que dessa forma um cidadão poderá ir do Jardim Aeroporto, por exemplo, para a Prefeitura Municipal de Cáceres, pagando apenas uma passagem, já que a Linha 7, que faz “Centro – Nova Era” passa em frente à Prefeitura.

Carregando comentarios...

Artigos

A busca pela eficiência

31/07/2021 - 16:35