No mês de julho, em ação de humanização no Hospital São Luiz (HSL), em Cáceres (MT), mães com bebês em tratamento na terapia intensiva da unidade aproveitaram um momento especial com a equipe multiprofissional.
Os bebês foram vestidos com roupinhas caipiras, com o registro fotográfico realizado pela própria unidade. As imagens, posteriormente, foram entregues às mães como forma de recordação desse período das crianças.
A ação ocorreu com apoio da equipe de UTI Neonatal, em conjunto com o Grupo de Humanização (GTH) e o serviço de Assistência Social do São Luiz. De acordo com a enfermeira neonatal Luciana de Fátima, uma das organizadoras do evento, além das imagens, foi montado um painel para servir de cenário das fotos.
"Nosso objetivo foi amenizar o estresse e ansiedade causados pelo ambiente hospitalar, aproximando as mães ainda mais da equipe do São Luiz. A ação possui um efeito positivo e trocamos o som de monitores dos equipamentos por sorrisos e felicidade", destaca a profissional.
Ao todo, cinco mães com os seus bebês participaram do registro. Assim que receberam as imagens, as mamães compartilharam as fotos com a família, deixando todos felizes com a ação.
O São Luiz é um hospital próprio da entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios do Oeste Mato-Grossense e do país vizinho, a Bolívia.
As práticas adotadas pelo São Luiz foram reconhecidas pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), por meio do selo Amigo da Criança, concedido pela IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) aos hospitais que realizam o cumprimento dos 10 passos para o sucesso da amamentação. |