Os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres aprovaram, na Sessão Ordinária desta segunda-feira, uma indicação solicitando da Secretaria Municipal de Saúde a possibilidade de se realizar a transferência e construção de uma Farmácia Básica nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Santa Isabel, bem como a possibilidade de implantação da mesma com atendimento 24 horas ininterrupto.
A autora da propositura, vereadora Valdeníria Dutra, justifica que a atual Farmácia Básica do município se encontra em situação crítica, sem estrutura física para atender as demandas da população - principalmente durante a pandemia, com os protocolos de segurança exigindo o distanciamento social. Devido ao pequeno espaço físico do local, o cidadão necessita aguardar seu atendimento em uma fila organizada fora do estabelecimento.
Outro empecilho apontado por Valdeníria é o local de difícil acesso da atual Farmácia, que reúne a base de atendimento médico de Cáceres. Uma nova unidade nas cercanias da UPA concentraria as repartições públicas de saúde, dando mais facilidade e eficiência aos atendimentos.
A vereadora ressalta ainda que, em determinados casos, existe a necessidade imediata de início do tratamento com medicamentos. Com farmácias fechadas devido ao horário comercial, a população carente aguarda até o próximo dia útil, passando até mesmo fins de semana inteiros aguardando a próxima segunda-feira para iniciar seu tratamento.
Diante destes fatos, Valdeníria considera essencial a existência de uma farmácia municipal bem localizada, com estrutura adequada e que atenda 24 horas por dia.