Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em entrevista, Eliene diz que administração disponibilizou vacina para todos profissionais de saúde, e que está satisfeita com comportamento do secretariado
Por Sinézio Alcântara
10/09/2021 - 14:42

Foto: arquivo

A prefeita Eliene Liberato Dias diz que a administração disponibilizou vacina para que todos os profissionais de Educação retornem as aulas presenciais imunizados e com segurança; afirma que a demora para aquisição de determinados medicamentos é porque alguns certames licitatórios têm regras que devem ser seguidas. Assegura que não procede comentários de que a administração, depois de 8 meses não realizou pregões para aquisição de produtos. Ressalta que se for necessário estudará mudanças na tabela de cobrança de água. Descarta mudanças no secretariado e diz que o Refis é uma possibilidade de ofertar condições aos cidadãos de quitarem suas dívidas junto ao município. Veja abaixo a íntegra da entrevista ao site Expressão Notícias.

E-N: A volta das aulas presenciais nas escolas municipais foi bastante questionada. Em uma audiência pública, a secretária Liamara Rodrigues, garantiu vacinar todos os professores, inclusive, a segunda dose, antes do retorno. Isso aconteceu?   

      R – Eliene: Quando pensamos o calendário, foi por termos a certeza que todos os profissionais de educação já poderiam estar imunizados com a segunda dose. A oportunidade foi dada. Estamos disponibilizando para que todos os professores tomem a segunda dose. Acreditamos que todos os profissionais se vacinem.

E-N: Em algumas unidades de saúde vêm faltando medicamentos, desde o começo do ano, inclusive no setor de tratamento ao Covid. Está faltando recursos para compra desses medicamentos? Por que ainda não foi solucionado? 

        R- Eliene: A compra de medicamentos é e será constante. Os certames licitatórios, tem as suas regras que devemos seguir, mas todo empenho está e será sempre feito para atendermos a população com o básico orientado para o município. Quanto aos medicamentos para o tratamento específico da Covid-19, durante o ano, as orientações foram mudando. Hoje o chamado KIT COVID segue o protocolo orientado por profissionais médicos para cada necessidade. O melhor de tudo é que esta administração se esforçou na busca de imunizar toda a população. Fomos atrás e conseguimos a vacina na frente de outros municípios, amparados por nossa localização em município de faixa de fronteira. Lamentamos aqui o fato de muitos adultos ainda resistirem ao entendimento que vacinar faz bem. A prova disso são os números relacionados a doença, quanto maior o avanço da vacinação, menor são as internações e o número de óbitos.

E-N: Embora não comentem publicamente, em reunião de bastidores, alguns vereadores afirmam que, depois de oito meses de gestão, sua administração não realizou um único pregão, o que estaria dificultando aquisição de determinados produtos, inclusive, medicamentos. E, que por isso, estariam faltando nas unidades de saúde. Isso procede? 

 

R- Eliene: No ano de 2021 a SMS já realizou pregão para aquisição de medicamentos, além de 2 adesões de atas de registro de preços para o fornecimento de medicamentos. No próximo dia 09/09 será a abertura da sessão de lances de mais um pregão de medicamentos. A afirmação de que em 8 meses de gestão não foi realizado nenhum pregão é inverídica. Quanto à aquisição de equipamentos e outros insumos, há alguns atrasos pontuais, que estão sendo sanados, pois durante a pandemia passamos por diversos momentos de falta de pessoal, que se afastaram devido à COVID. Além disso, os medicamentos básicos do protocolo COVID seguem sendo ofertados regularmente. O que pode ocorrer, em casos pontuais, é a indicação de uso de medicamento de alto custo para o paciente, caso em que o município não cobre esses custos, ficando a cargo do Estado. Nesse ínterim, a gestão vem trabalhando para fortalecer o atendimento em todas as unidades, especialmente na UPA, cujo processo de credenciamento está em andamento e seu funcionamento tem sido custeado 100% com recursos próprios do município, juntamente com a Central COVID.

E-N: Com essa situação da crise hídrica, levou você a decretar emergência ao município, dizem que isso vai levar ao aumento das taxas, isso procede? 

R-Eliene Toda a conscientização para prática do uso da água tratada deve ser permanente. Estamos em um momento que devemos reavaliar as nossas atitudes do uso dos recursos naturais. O Estado de Minas já deu exemplo sobre o replantio nas nascentes dos córregos e rios. A nossa central de tratamento de água é antiga e está localizada no centro da cidade. Mesmo com as reformas executadas no sistema, os pontos mais distantes ainda passam por dificuldades no recebimento de água tratada. Com a crise hídrica, a captação fica mais difícil. No ano passado, por causa da Covid essa condição não foi alterada, mas, se necessário for, estudaremos mudanças na tabela que condiciona a cobrança pelo serviço de abastecimento de água. Decretamos estado de emergência para nos respaldamos de uma situação de colapso por falta de agua e ter ajuda do governo Federal e Estadual e não aumentar taxa.

E-N: Qual a importância do REFIS e quanto a prefeitura pretende arrecadar? 

R- Eliene: Não trataremos aqui de uma novidade no país, mas sim de possibilidade de ofertar condições aos nossos cidadãos de quitarem suas dívidas junto ao município. O valor lançado em dívida ativa ultrapassa a 100 milhões. Com o programa REFIS 2021, esperamos que a procura atinja o valor total ou bem próximo disso. As condições para o saldamento das dívidas estão bem acessíveis a toda população, com isso esperamos que todos aproveitem a possibilidade e se esforcem para retomarem o crédito. Aconselhamos que procurem o mais rápido possível a Secretaria de Fazenda, pois o tempo e curto. O prazo encerrará em novembro deste ano. Menos burocracia, menor número de judicialização, este foi outro motivo pelo qual optamos na elaboração do programa. O programa de recuperação fiscal – REFIS 2021 é muito importante para o Município pois os recursos arrecadados trazem a oportunidade de implementação e investimentos nos serviços e ações para a população. Tem a finalidade de garantir ao cidadão acesso a crédito no mercado, fomentando de forma direta o comércio e os serviços. E mais, reduz a quantidade de processos judiciais em que o Município é parte, oportunizando ao departamento jurídico, Procuradoria do Município, maior alcance na defesa dos interesses do ente público.

E-N: Editor de um site do município diz, constantemente, que a senhora vai fazer mudança no staff por estar insatisfeita com alguns secretários. Vai haver mudança no secretariado, próximos dias? 

R- Eliene: Estão sabendo mais que a prefeita (risos) desconheço. Sempre disse aos secretários (as) e coordenadores que o cargo é passageiro como o meu mandato também é. São naturais as mudanças, mas, no momento, estou satisfeita com o comportamento de toda equipe.

E-N: Há informações de que, apesar da pandemia, a arrecadação do município, permanece em alta. A administração está arrecadando bem? 

R-Eliene: Sim, tivemos incremento na arrecadação municipal, neste ano em relação ao ano passado. Porém o valor da dívida ativa tá muito grande, como dissemos acima, por causa disso, optamos por fazer o REFIS. Tão importante ou mais que arrecadar, é levar a população serviços de suas necessidades. Gostaria de aproveitar aqui e citar que já entregamos a reforma de uma escola, retornamos ao Consorcio de Saúde Regional, reabrimos o laboratório de testagem do HIV, demos a ordem de serviço para a reconstrução do muro do Cemitério São João Batista, em respeito aos fundadores do município, trabalhamos junto a vários deputados para disponibilizarem seus recursos de emenda em favor da população, em forma de obras e serviços.

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Criança deve, sim, usar fio dental

10/09/2021 - 14:26