Foi aprovado na Sessão Ordinária de quarta-feira (08/09), na Câmara Municipal de Cáceres, um requerimento solicitando da Secretaria Municipal de Educação informações referentes ao processo de reordenamento das escolas municipais e estaduais de Cáceres.
De autoria da vereadora Mazéh Silva, a propositura solicita esclarecimentos sobre quais escolas serão remanejadas, como está se dando o debate do remanejamento junto à comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários), e como se dará o remanejamento dos profissionais lotados nas escolas, principalmente os professores e as professoras da Unidocência (pedagogos e pedagogas).
A autora do requerimento relata ser esta solicitação um desejo dos profissionais da educação, em especial da área de pedagogia, preocupados com os efeitos e possíveis transtornos causados pelo remanejamento na educação pública, tanto nas escolas estaduais quanto municipais.
Mazéh cita, em sua propositura, matéria que reproduz a opinião coletiva do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), através do então Presidente do Sindicato, Henrique Lopes. Ele qualifica como "desastrosa" a medida do Governo Estadual, com o fechamento das turmas de 1º a 5º ano na rede estadual deixando centenas de profissionais sem assumir aulas.
Segundo a vereadora, parte destes docentes foi orientada a assumir turmas do 6º ao 9º ano, apesar de não serem habilitados para estas vagas.