O Governo Federal , por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em seu sistema, reconheceu situação de emergência em diversos municípios brasileiros, entre eles Cáceres, que sofre com problemas decorrentes de seca e estiagem.
A decisão se deu após a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, estabelecer crise hídrica devido ao desastre natural, a seca, que castiga o município, através do Decreto Municipal nº 715 de 24 de agosto de 2021.
Nessas situações o Governo Federal destina recursos para auxílio emergencial, assistência e restabelecimento de serviços essenciais nessas localidades em situação de emergência ou calamidade pública.
Para solicitar os recursos, os municípios devem elaborar um plano de trabalho e encaminhar à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Segundo a coordenadora de Defesa Civil, Andrelina Magali, com esse reconhecimento, a prefeitura vai encaminhar uma ação de resposta sobre a situação de emergência e entrar com outros processos.
Para prefeita Eliene Liberato Dias, esse reconhecimento é fundamental. “Tivemos um período de mais de 150 dias sem uma única chuva, uma seca que culminou com uma crise hídrica, e este reconhecimento da situação de emergência, comprova o caos que estamos vivendo. Além disso, ainda nos deparamos com grandes e incêndios no nosso município onde o clima seco e os ventos colaboram para focos de calor”, observou Eliene.
Esdras Crepaldi - CCom