A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS abriu oficialmente nesta quarta-feira (15), a Oficina de Capacitação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA.
O treinamento, que se estende até o próximo dia 17, é destinado aos conselheiros tutelares, dos direitos da criança e do adolescente e assessores técnicos, no âmbito de suas competências para implantação do SIPIA.
Além de Cáceres, município polo, participam do evento as cidades de Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
O vice-prefeito Dr. Odenilson Silva e a secretária de Assistência Social, Fabíola Campos participaram da solenidade de abertura.
Para Fabíola o SIPIA é mais uma ferramenta informatizada que pode auxiliar muito os procedimentos no atendimento dos Conselhos Tutelares e facilitar os encaminhamentos para os órgãos da rede, além de qualificar a produção de relatórios estatísticos para elaboração de políticas em defesa da criança e do adolescente nos municípios participantes. “Este, com certeza, é mais um suporte na luta contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Vamos articular com a prefeita Eliene e vereadores, uma lei que institua este sistema no município de Cáceres”, Observou Fabíola.
A coordenadora técnica estadual do SIPIA, Rebeca Alves Marques Souza, explicou que esta a plataforma atua diretamente a serviço do pacto federativo com base em eixos temáticos de ações nos quais realiza a capacitação, sistematização, análise e distribuição de informações analíticas sobre o cenário de violência dos direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados e municípios.
Já o vice-prefeito de Cáceres, Dr. Odenilson Silva, disse que os recursos humanos são essenciais para a evolução de uma gestão pública, por isso eles precisam de capacitações e treinamentos que os façam evoluir, e neste caso, da formação para futura instalação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência, é uma forma de aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais que atuam nesta causa, atualizando as informações e inserindo dados no manuseio desta ferramenta. “Ela permite mensurar e acompanhar os resultados das políticas públicas, determinando sua eficiência e efetividade. Cáceres ainda não implementou o SIPIA e nesta oficina todos os envolvidos poderão participar da construção coletiva de um plano de trabalho para a realização deste sistema no município. Eu, a prefeita Eliene e a secretária Fabíola, com apoio da Câmara Municipal, vamos nos empenhar para isto acontecer”, avaliou Odenilson.
O vice-prefeito desejou boas vindas aos municípios participantes e pediu união de todos para que a criança e o adolescente tenham garantidos, principalmente, os direitos da educação, saúde e o lazer, para desenvolver suas potencialidades e no futuro exercer a cidadania com a dignidade que eles merecem.