Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat festeja os 243 anos de Cáceres
Por assessoria
06/10/2021 - 08:54

Foto: arquivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) festeja os 243 anos de Cáceres, comemorados nesta quarta-feira (6). A história da Universidade está atrelada à da cidade bicentenária. O Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) foi fundado como parte das comemorações do bicentenário da cidade em 1978. Desta forma, a Educação Superior pública e gratuita se enraizava por toda a Região Oeste de Mato Grosso.

O reitor da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, e a vice-reitora, professora Nilce Maria da Silva, destacam que festejar o aniversário de Cáceres é, de certa forma, também festejar a Educação Superior de Mato Grosso e a Unemat. As primeiras aulas do IESC, criado por força de lei em 20 de julho de 1978, começaram justamente em outubro, durante as comemorações do aniversário da cidade e, nesses 43 anos, são diversas ações desenvolvidas em conjunto entre a Universidade e o Município.

“Não tem como desvincular a Unemat de Cáceres, a sede da Universidade é aqui. Nessas quatro décadas são infindáveis os profissionais formados pela Instituição e que hoje são referências no município, no Estado e nacionalmente. Nosso câmpus histórico está em Cáceres, aqui são oferecidos cursos de graduação, de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, além de serem desenvolvidas ações de pesquisa e extensão em diferentes áreas do conhecimento. A Unemat é muito grata a Cáceres e procura sempre trabalhar e se envolver nas questões do município para devolver à população da cidade o conhecimento que é produzido dentro da Universidade”, afirmam os gestores Rodrigo e Nilce.

Ainda na década de 1970, quando o ex-prefeito de Cáceres, Ernani Marins, juntamente com um grupo de professores fundadores, decidem atender a um desejo antigo da população que clamara por Ensino Superior, eles não podiam imaginar que estariam dando ao estado de Mato Grosso um dos seus maiores patrimônios, uma universidade pública que é referência por seu pioneirismo e compromisso social de inclusão.

Na sua fundação, o IESC oferecia cursos superiores voltados à formação de professores, uma carência do município e de toda região oeste do estado. Com isso, foram oferecidos inicialmente os cursos de Estudos Sociais, Letras, Ciências e Pedagogia. Essa iniciativa permitiu que a população local e de toda a região se profissionalizasse, interrompeu um êxodo educacional e contribuiu com o desenvolvimento regional. Até 1989, a Unemat se restringia ao município de Cáceres, mas, a partir de 1990, foi ampliando sua atuação em Mato Grosso, iniciando com o campus em Sinop e, dois anos mais tarde, abrindo outros campus em diversas regiões. Foi essa iniciativa, coordenada pelo ex-reitor Carlos Alberto Reyes Maldonado, que permitiu que a Instituição se tornasse esta Universidade forte, pujante e presente na vida de milhares de mato-grossenses.

Atualmente, em Cáceres, a Unemat oferta 13 cursos de graduação com oferta contínua, além de cursos de graduação na modalidade a distância, seis programas de pós-graduação, com mestrados e dois doutorados e ações de pesquisa e extensão. A estrutura física da Unemat em Cáceres contempla a Reitoria da Universidade e o Câmpus Universitário Jane Vanini, que possui unidades na Cavalhada e na Cidade Universitária.

Carregando comentarios...

Cidades

Mato Grosso ganha Carreta Outubro Rosa

05/10/2021 - 11:40