A Prefeitura de Cáceres, aderiu e ajuda a promover a campanha “Outubro Rosa”, um movimento de engajamento nacional que clama pela participação de órgãos públicos e privados na sensibilização da prevenção ao câncer de mama.
Segundo Alysson Chagas, a Coordenação Executiva de Trânsito , vinculada à secretaria municipal de Fazenda, também encampou o “Outubro Rosa” e participa efetivamente das ações sociais em prol das mulheres de Cáceres.
“Essa é uma campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres a estarem atentas aos sintomas do câncer de mama. Segundo pesquisas, o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Como atividade realizamos no último dia 05, uma blitz educativa nas ruas da cidade, que foi intitulada de “Blitz Cor de Rosa”, para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenir o câncer de mama”, noticiou Alysson.
Para o secretário de Fazenda Vitor Miguel, a campanha “Outubro Rosa” é muito importante, e assim como no trânsito, a prevenção salva vidas. “Quero parabenizar o coordenador, Alysson Chagas e todos os agentes de trânsito da prefeitura de Cáceres por essa iniciativa. Nossa adesão a esta campanha não é apenas institucional, é um engajamento em uma luta de conscientização porque somente com a precaução vamos reduzir os índices dessa doença entre mulheres", enfatizou Vitor.
Três mulheres integram a equipe de trânsito da prefeitura, as agentes Larissa Medeiros, Ediane Priscila da Silva e Rosângela Martins Cardozo.
Para elas, como mulheres, participar desta campanha conscientizando condutores de veículos, mas especialmente motoristas do sexo feminino, reforça o alerta sobre o câncer de mama. “Como servidoras estamos sempre compartilhando informações e orientações e hoje nos colocamos a disposição do outro, prontas para difundir a necessidade da prevenção e alertas por esta causa”, observaram as agentes.
A prefeita Eliene Liberato Dias, elogiou a atividade pela forma pedagógica do evento, que incidiu na conscientização e sensibilização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. “Uma excelente iniciativa. Todos podem e devem colaborar”, finalizou Eliene.